Ação da OAB/RS sobre benefícios da previdência social atrai comunidade da Restinga
30/03/2009 19:13h
Evento foi realizado neste sábado (28). Segundo a secretária-geral da seccional, Sulamita Cabral, a atividade da Comissão de Previdência Social é mais uma ação de cidadania da entidade, que cumpre seu papel social.
Em mais uma ação de cidadania, a OAB/RS, por meio da Comissão Especial de Previdência Social (CEPS), prestou informações sobre os benefícios da previdência social para a comunidade, neste sábado (28), na Restinga, em Porto Alegre. O painel “INSS, Inscrição e Benefícios” foi realizado na Associação dos Moradores da Vila Restinga (Amovir).
O evento contou com as presenças da secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Cabral, do presidente da CEPS, Edmilson Michelon, da vice-presidente da comissão, Carla Maciel, dos demais integrantes da CEPS, Ana Paula Pereira da Rocha, Juçara Oliveira, Anselmo Severo e Nilo Salvagni, e do vice-presidente da Amovir, Fabio Henrique dos Santos.
Representando o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, que estava em viagem a São Paulo, Sulamita destacou os projetos da entidade em prol da cidadania, tais como o OAB Vai à Escola, o Registro Tardio e de defesa do consumidor. “Esta atividade da Comissão de Previdência Social é mais uma ação que busca aproximar a OAB da comunidade, fazendo cumprir seu papel social”, afirmou.
Michelon ressaltou que o trabalho da comissão é levar conhecimento da área de previdência social para que a população fique esclarecida e faça valer seus direitos. “Os advogados são uma categoria que tem importância social para o exercício da cidadania”, disse.
Entre os assuntos abordados pelos palestrantes e membros da CEPS estavam a aposentadoria por idade, o auxílio doença, o auxílio doença acidentário, a aposentadoria por invalidez, o auxílio-reclusão, a aposentadoria por tempo de contribuição, a pensão por morte e os benefícios assistenciais ao idoso e à pessoa portadora de necessidades especiais.
Os advogados informaram sobre quem tem direito a cada benefício e os requisitos necessários para a obtenção dos mesmos. Também foram esclarecidas as dúvidas quanto às formas de contribuições para a previdência social.
Durante o painel, além das explicações, foram distribuídos manuais quanto aos procedimentos para a busca dos benefícios e os documentos necessários.
Participante do evento, Roseli dos Santos, 35 anos, foi buscar informações sobre a obtenção de benefício assistencial para um integrante de sua família com doença mental. “Os advogados explicaram cada passo para que eu consiga o beneficio para ele”, salientou.
J.C.S., de 60 anos, foi à palestra com o objetivo de saber se poderia ou não se aposentar por idade, já que tinha somente alguns anos de contribuição para o INSS. “Eles me explicaram aonde eu devo ir e que documentos tenho que levar para me aposentar”, contou.
Já C.C.S, de 55 anos, procurou informações sobre o auxílio-reclusão, devido à prisão de seu filho. “Saí da palestra sabendo como eu devo proceder para conseguir o benefício do governo”, relatou.
30/03/2009 19:13h