Advogados comemoraram 50 anos da subseção de Lagoa Vermelha
20/11/2010 07:29h
Em homenagem prestada pela Câmara de Vereadores do Município, diretoria da Ordem prestigiou a solenidade que foi realizada na noite desta sexta-feira (19).
Centenas de advogados comemoraram na noite desta sexta-feira (19), os 50 anos da subseção de Lagoa Vermelha. O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com o vice-presidente, Jorge Maciel, e com o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer participou da solenidade promovida pela Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha.
O evento realizado no CTG Alexandre Pato teve a presença do presidente da OAB Lagoa Vermelha, Giovani Quadros Andrighi; dos presidentes das subseções de São Jose do Ouro, Orli Carlos da Costa; de Taquari, Marcos de Freitas; de Vacaria, Otto Barreto Junior; de Passo Fundo, Patricia Alovisi; de Sananduva, Euclides Copatti; e de Nova Prata, Lindon Roberto Bolsoni . Prestigiaram ainda, os conselheiros seccionais, Olavo Caieron e Victor Hugo Muraro Filho (ex-presidente da subseção); o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto e a secretária-geral adjunta da CAA/RS, Cinara Frosi Tedesco; e os ex-presidentes da OAB Lagoa Vermelha, Sergio Menegaz (vereador e proponente da sessão), Paulo Cezar Sgarbossa, Sergio Muliterno e João Pereira Neto.
Também estavam presentes o prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli; o juiz diretor do Foro da Comarca, Gerson Lira; o coordenador do Ministério Público local, promotor Henrique Rech Neto; e o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Valdir Pomatti.
Ao discursar, Menegaz afirmou que propôs a homenagem a subseção de Lagoa Vermelha pelo reconhecimento da importância da Ordem para a sociedade. “A OAB antes de ser defensora dos advogados, defende toda a advocacia e os Direitos Humanos. E, hoje estamos aqui para comemorar os 50 anos de história e conquistas da subseção de Lagoa Vermelha”, declarou.
Em nome dos ex-presidentes da subseção, Muliterno, um dos advogados que protagonizou a criação da subseção de Lagoa Vermelha, destacou que a atuação do advogado influenciou a história do País. Emocionado, o profissional encerrou sua fala afirmando que “a advocacia é a alma da cidadania”!
Agradecendo a homenagem oferecida pela Câmara municipal, Andrighi ressaltou que nesses 50 anos a subseção fez parte da advocacia com orgulho. “Muito fizemos, mas temos um longo caminho pela frente para cumprirmos a nossa missão. Os advogados têm muito mais a fazer do que advogar, e por isso que esta é a Ordem do Brasil”, concluiu.
Encerrando os discursos, Lamachia considerou o grande simbolismo do resgate da história da subseção de Lagoa Vermelha. O dirigente enfatizou ainda o compromisso da Ordem na defesa da democracia e enumerou alguns compromissos que a entidade vem buscando. “Temos um compromisso com a sociedade e por isso devemos lutar pela Reforma Política, pelo novo Pacto Federativo, e pelo afastamento definitivo de novos tributos. Os 700 mil advogados deste país devem ser os multiplicadores desta luta e, concluindo justifico esses compromissos com a fala de Muliterno afirmando que “a advocacia é a alma da cidadania”, finalizou.
Resgate histórico
Em um espaço exclusivo, a subseção organizou uma exposição sobre os 50 anos de trajetória da OAB Lagoa Vermelha. Na ocasião também houve o lançamento de um selo alusivo à data, e a distribuição de um jornal impresso que fez o resgate histórico da subseção, que foi fundada em 30 de novembro de 1960.
20/11/2010 07:29h