Home / Noticias / 23.11.2016 18:12h

As eleições e o papel da mulher na política foram temas de debate na ESA/RS

23/11/2016 18:12h

http://bit.ly/2fsfJqs
Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoveu, na noite desta terça-feira (22), a palestra As eleições e o papel da mulher na política. O evento ocorreu no auditório da OAB/RS e também foi transmitido na modalidade ESA EaD.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, abriu o evento e destacou que esse encontro surgiu da importância de trazer um debate mais direcionado, no que diz respeito à mulher. “Estamos trazendo um tema que é de grande relevância, pois o ano de 2016 é considerado, pelo Conselho Federal da OAB, o ano da mulher. Desde janeiro estamos trazendo temas e questões relacionadas ao empoderamento da mulher. Queremos não só refletir, mas também debater e colocar em prática ideias e sugestões de melhoria para todas nós”, frisou.

Na ocasião, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Beatriz Peruffo, ressaltou que a entidade, de forma pioneira, está acolhendo as mulheres advogadas vítimas de violência. “O papel da comissão é de também acolher e conversar com essa advogada que é vítima de violência. Damos um suporte prático-jurídico e, principalmente, moral”, destacou.

O presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, Paulo Moreira de Oliveira, disse que a ideia do tema em questão é para refletir e propor ideias para melhorar a participação feminina nas eleições. “Há dados que confirmam que houve uma redução na participação feminina nos pleitos eleitorais municipais. Isso causa uma estranheza, pois a lei das eleições é clara para que cada partido ou coligação preencha no mínimo 30% para candidaturas de cada sexo. Onde estamos errando?”, indagou.

O primeiro painel teve a explanação da desembargadora e presidente do TRE/RS, Liselena Schifino Robles Ribeiro, com o tema Desafios da representatividade feminina na política. Logo após, a socióloga e mestre em Ciência Política da UFRGS, Elis Radmann, falou sobre A mulher como agente político.

23/11/2016 18:12h



Notícia anterior

OAB/RS cobra alteração nos critérios para conciliação na Câmara de Conciliação de Precatórios

23.11.2016
Próxima notícia

Vitória da advocacia: OAB/RS garante atendimento prioritário aos advogados nas agências do INSS do RS

23.11.2016

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp