Home / Noticias / 29.09.2017 00:02h

Ato pela Democracia será realizado no Centro de Eventos Plaza São Rafael, nesta sexta-feira (29)

29/09/2017 00:02h

http://bit.ly/2yvMdqA

Em razão das alta probabilidade de chuva nesta sexta-feira (29), a Marcha pela Democracia será concentrada no Centro de Eventos Plaza São Rafael, no intervalo da VIII Conferência Estadual da Advocacia.
Assim, advogadas e advogados, associações, entidades, instituições e sociedade civil estão convidados a, juntos com a Ordem gaúcha, participarem do ato, que contará com as presenças do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, partir das 11h30min.

A iniciativa marca a passagem dos dois anos do julgamento no STF da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 4650, ajuizada, de forma corajosa, pela OAB, diante da inércia e da omissão do Congresso Nacional na análise da reforma política. Com a ação histórica, as grandes empresas, que vinham dominando a democracia brasileira, muitas delas, posteriormente à ação da Ordem, denunciadas por envolvimento em práticas de corrupção, foram impedidas de financiar campanhas eleitorais.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, é com a força e a união da sociedade civil organizada que a corrupção será vencida. O dirigente ainda destacou o projeto que a OAB/RS irá lançar sobre a importância do Voto Consciente: “a partir do ano que vem, este projeto vai contar com diversas parcerias das 106 subseções, entidades, instituições e associações. O voto consciente é a única forma de tentarmos mudar e fazermos valer a democracia, que hoje está travestida de ditadura. Somos mais de 200 milhões, onde está a representatividade correta disso? ”, argumentou.

Para a conselheira seccional Fabiana Barth, organizadora do ato e coordenadora do movimento Mobilização da Reforma Política da OAB/RS, que, na época, exaltava a importância da ADI 4650, “a única verdadeira Reforma Política feita nos últimos anos no País foi articulada pela OAB, na certeza de que o poder econômico não pode determinar quem representará a população. A cidadania, o voto consciente e as propostas devem ser o núcleo das eleições e não o custo das campanhas eleitorais. Numa democracia jovem, e que atravessa uma enorme crise financeira e institucional, temos que estimular a boa política e, certamente, essa não se faz pensando em como custear campanhas milionárias”.

29/09/2017 00:02h



Notícia anterior

"As próximas eleições não serão dos partidos políticos. Serão da nação", afirma Breier em discurso na abertura da VIII Conferência Estadual da Advocacia

29.09.2017
Próxima notícia

“Vamos sim construir um País decente e civilizado e sair dessa encrenca e desse imbróglio mais engrandecidos”, afirmou o ex-ministro Carlos Ayres Britto na abertura da Conferência Estadual da Advocacia

29.09.2017

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp