CAA/RS adere à Campanha Nacional contra o Zika Vírus
04/03/2016 19:25h

A ideia é promover ações de divulgação em pontos estratégicos da Capital gaúcha.
A Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) está aderindo ao Dia de Mobilização contra o Zika Vírus – Advocacia unida contra o Zika: para ele não tem defesa, no dia 5 de março. A ideia é promover ações de divulgação em pontos estratégicos da Capital gaúcha.
A iniciativa, proposta pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD), tem o objetivo de conscientizar tanto os profissionais do meio jurídico, como a população em geral, sobre a necessidade de combater a proliferação das larvas do mosquito Aedes Egypt, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.
Serão distribuídos materiais informativos e, anexado a eles, uma pequena quantidade de cloro com orientações e explicações de como combater o vírus no nascedouro do mosquito: na água, usando cloro, eliminando assim que o mosquito se proliferar.
Conforme orientação nacional da CONCAD, o objetivo é convocar os advogados e suas famílias de cada estado a participar da mobilização da sociedade na busca de identificar os criadouros dos mosquitos e combatê-los. “A conscientização é de todos. Vamos juntos eliminar a água parada de todos os locais, onde o inseto possa se reproduzir”, ressaltou a presidente da CAA/RS e Diretora Secretária-Geral da Concad, Rosane Ramos.
A ação ocorre nesta sexta-feira (04), das 14h às 15h, em frente ao Foro Central Cível de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornellas, 50) e na Justiça do Trabalho (Av. Praia de Belas, 1432), e no sábado (05), no Parque Farroupilha (Redenção, em frente ao Monumento Expedicionário,) das 10h às 12h.
Rio Grande do Sul mobilizado
O alerta da CAA/RS visa contribuir com o extermínio e prevenção de possíveis focos em todo Estado. De acordo com o boletim epidemiológico pelo governo estadual em fevereiro de 2016, o RS registrou, até a Semana Epidemiológica (SE) 07, 1.020 casos suspeitos de Dengue, sendo 102 confirmados. Entre eles, 57 são casos importados (contraídos fora do Estado) e 45 são autóctones (contraídos no RS). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS), no ano de 2015 foram notificados um total de 4.067 casos suspeitos de Dengue, dos quais 1.279 foram confirmados. Dentre os confirmados, 233 (18,2%) são importados (contraídos fora do Estado) e 1.046 (81,8%) são autóctones (contraídos no RS). Em 2016 não há registro de óbitos no Estado. Em 2015 ocorreram dois óbitos por Dengue: o primeiro em março, no Município de Santo Ângelo, e o segundo em abril, no Município de Panambi.
Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS
04/03/2016 19:25h