Home / Noticias / 04.09.2025 14:02h

Compliance, Mulheres no Agro e Governança Familiar são temas de palestras na Casa OAB/RS na Expointer

04/09/2025 14:02h

https://bit.ly/469WtpX
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2

O terceiro dia da programação da Casa da OAB/RS na Expointer reuniu advogadas e advogados que, presentes no espaço da Ordem montado na maior feira a céu aberto do agronegócio na América Latina, aproveitaram para realizar troca de informações e participar de debates e palestras.  

As atividades da quarta-feira (3) iniciaram com o “Colóquio da Comissão de Compliance” organizado pela Comissão Especial de Compliance (CECOM). Marcado pelo alinhamento de ações voltadas ao setor do agronegócio, o encontro foi conduzido pela presidente da Comissão, Roberta Schaun, e pelo vice-presidente, Klyverson Moreno. Ele teve como foco a definição de prioridades e a consolidação da agenda de trabalho para os próximos meses. “Foram discutidas parcerias para ampliar a difusão do conceito de compliance e estratégias para atrair novos membros. Além disso, debatemos a proposta de criação de um grupo de estudos voltado ao tema do assédio moral, considerando as mudanças legislativas que afetam essa área sensível e de grande impacto social”, destacou Roberta.

Mulheres no Agro

Seguindo as agendas, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS realizou o painel “Bate-Papo Mulheres no Agro”. O encontro buscou aproximar o universo do agronegócio da advocacia feminina, valorizando a troca de experiências e a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nesses setores. A abertura contou com a participação da vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, e da presidente da CMA, Maximilia Silva de Paula. Também integraram o painel as palestrantes Lucel Araújo Brum Betiollo, Aline do Carmo e Camille Lenz Bertão, com mediação de Nara Piccinini, Maiaja Freitas, Isabella Barbosa e Patricia Fabres.

Claridê ressaltou a relevância do espaço para fortalecer a participação feminina. “É uma alegria imensa estarmos aqui nesse evento de grande porte que é a Expointer, falando de assuntos que muitas vezes estão no nosso cotidiano, mas não estão inseridos nas nossas falas. Parabenizo a CMA pela promoção de espaços de reflexão e de inserção das mulheres em ambientes onde ainda existe um preconceito mais exacerbado, especialmente no agronegócio, que é a força motriz do estado do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Para a presidente da CMA, a realização do bate-papo dentro da Expointer representa um marco para a advocacia feminina. “Sabemos das dificuldades que as mulheres enfrentam em diversas áreas. Precisamos trazer o maior número de temas para a discussão, para que haja troca de conhecimento sobre oportunidades, facilidades e desafios. Estarmos presentes na maior feira de agronegócio do estado do Rio Grande do Sul é um movimento muito importante para a nossa Comissão”, destacou Maximilia.

Governança Familiar no Agronegócio

Encerrando as ações da tarde, a Casa da OAB/RS na Expointer recebeu a palestra “Governança Familiar no Agronegócio”, promovida pela Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões (CEDFS). O encontro reuniu especialistas para debater os desafios da gestão familiar em um dos setores mais relevantes da economia gaúcha.

A abertura foi conduzida pela presidente da CEDFS, Renata Santa Maria, acompanhada da vice-presidente Helena Sanseverino Dillenburg, do secretário-geral Diego Oliveira da Silveira e do secretário-geral adjunto Fernando Baldez de Souza. A programação contou com as participações do ex-presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio do CFOAB Ricardo Barbosa Alfonsin e da doutora em Direito, conselheira de administração e professora da PUCRS, Lais Lucas. A mediação ficou a cargo da secretária-geral da OAB/RS e advogada de Direito de Família e Sucessões, Ana Lúcia Piccoli, e do vice-presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio (CEDAA) da OAB/RS, Alexandre Chaves Barcellos.

Ana Piccoli destacou a importância do debate para a advocacia de família e sucessões, especialmente quando esta conflita com as complexidades do agronegócio. “Muitas vezes estamos envolvidos em questões difíceis com famílias no meio de divórcios e inventários, que ganham ainda mais desafios quando somadas às dinâmicas do setor agro. Há dificuldades por parte de juízes, Ministério Público e até do próprio Poder Judiciário em compreender plenamente as questões. Por isso, é fundamental que possamos debater o tema com grandes especialistas, como estamos fazendo hoje. É uma alegria enorme termos esse espaço, que também oportuniza a interação com o público e a troca de experiências”, afirmou.

Para Renata, o painel reforçou a relevância do tema e a importância da parceria com outras comissões da OAB/RS. “O debate trouxe discussões relevantes. Entre elas, sobre as dificuldades trazidas pela informalidade, em que relações familiares se confundem com relações comerciais, aumentando a complexidade em matérias como sucessões, dissolução de sociedades conjugais e divórcios. Muitas vezes, as famílias ficam desprotegidas, tendo de garantir a continuidade de negócios rurais com bens registrados em seus próprios CPFs. Também debatemos a legislação, que em alguns pontos evoluiu, mas em outros ainda deixa o produtor rural e seus familiares vulneráveis. Foi uma noite rica, um debate importante que a Comissão de Família fez questão de trazer pelo terceiro ano consecutivo à Expointer”, destacou.

A programação na Casa da OAB/RS na Expointer continua até sexta-feira (5). Acesse o Portal de Eventos e se inscreva

04/09/2025 14:02h



Notícia anterior

Com articulação da Ordem gaúcha, OAB Nacional vai ao STF questionar PEC do Calote nos Precatórios

03.09.2025
Próxima notícia

CDSG promove nona edição do projeto Diversidade em Movimento

04.09.2025

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp