Definida lista tríplice para desembargador do TJRS pelo Quinto Constitucional da Advocacia
24/11/2014 18:41h
Os advogados escolhidos foram: Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira (18 votos), Sérgio Miguel Achutti Blattes (16 votos) e Gilberto Koenig (14 votos).
O Órgão Especial do TJRS escolheu, na tarde desta segunda-feira (24), três nomes para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional da advocacia, dentre os seis encaminhados pela OAB/RS, para compor a lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado.
Os advogados escolhidos foram: Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira (18 votos), Sérgio Miguel Achutti Blattes (16 votos) e Gilberto Koenig (14 votos). Também concorreram à vaga na lista tríplice Cesar Emílio Sulzbach (8 votos), Igor Koehler Moreira (8 votos) e Nelson Dirceu Fensterseifer (7 votos).
A partir de agora, a lista será encaminhada ao governador do Estado, que fará a escolha entre os três nomes.
Quinto Constitucional
Um quinto das Cortes brasileiras é preenchido por integrantes da advocacia e do MP, conforme previsão da Constituição Federal. As respectivas instituições escolhem seis nomes e encaminham a lista para os Tribunais que a reduzem para três nomes. A lista tríplice é encaminhada ao chefe do Executivo para que defina o novo integrante e proceda à nomeação do escolhido.
Confira as palavras dos candidatos eleitos durante a lista sêxtupla:
Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira: “Nunca vou deixar a condição de advogado. As prerrogativas da advocacia também devem ser mantidas pelo Judiciário”.
Sérgio Miguel Achutti Blates: “Como desembargador do Quinto, levarei o reconhecimento da minha classe. Quero fazer a diferença política no Tribunal de Justiça”.
Gilberto Koenig: “A relação entre desembargador e advogado tem que ser de inteira urbanidade, não aceito autoritarismo. Onde eu estiver estarei de portas abertas”.
24/11/2014 18:41h