Em Caxias do Sul, Lamachia e Breier reforçam papel da OAB em defesa da advocacia e da cidadania
10/03/2016 13:04h
Na noite desta quarta-feira (09), durante solenidade de posse, Graziela Vanin assumiu o cargo de presidente em substituição a Air Paulo Luz.
Na noite desta quarta-feira (09), em Caxias do Sul, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, reforçaram os compromissos da entidade em defesa da advocacia e da cidadania durante solenidade de posse da diretoria da subseção. Na ocasião, Graziela Cardoso Vanin assumiu o cargo de presidente em substituição a Air Paulo Luz.
Ao discursar, Air destacou que a tarefa iniciada pela subseção seguirá na nova gestão. “Esses três anos se passaram rápido para tantos desafios. Fizemos o melhor possível para atendermos a todos. Nosso trabalho primou pelo respeito às prerrogativas, além de mantermos um bom relacionamento com todos os órgãos da Justiça. Na nossa gestão, aprovamos o projeto de construção da nova sede da subseção nas proximidades do Foro da Comarca. Aos colegas de diretoria, meu agradecimento”, ressaltou.
“Noite festiva e especial”. Foi assim que a presidente empossada definiu a solenidade. “Vou seguir com o trabalho iniciado pelo presidente Air, tendo a disposição de construir a nossa nova sede para melhorar os serviços prestados”. Graziela ainda agradeceu aos ex-presidentes da subseção pelos ensinamentos e frisou o mês da mulher. “A OAB proclamou 2016 como o ano da mulher advogada. Aqui em Caxias, formamos a chapa com mais de 50% de mulheres. Vamos reforçar que as advogadas e os advogados são a voz da cidadania, um exercício que deve ter enorme coragem e independência. A OAB seguirá defendendo as prerrogativas com afinco. Estamos de portas abertas, pois juntos somos mais fortes”, destacou.
Em sua fala, Breier frisou que, a partir de 2007, Lamachia iniciou um movimento pelo reestabelecimento da credibilidade da instituição, além do diálogo permanente com as 106 subseções. “Estamos empossando uma mulher no mês da mulher. A seccional e o CFOAB têm trabalhado para que as mulheres ocupem seus espaços. Temos aqui a presença da CAA e da ESA, lideradas por duas mulheres. Por outro lado, o trabalho da ESA é de encurtar distâncias e apoiar os advogados para o novo CPC, que tem nele conquistas gaúchas como o fim do aviltamento de honorários”, afirmou.
Ao falar da presença da presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, Breier fez uma homenagem ao advogado José Ramos Neto, falecido em 2010. “Teu marido fez um brilhante trabalho como presidente da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) e na Comissão de Direitos Humanos (CDH). Esse trabalho nos inspira nos três pilares da gestão: advocacia, advogado e cidadania”, frisou.
Aos advogados de Caxias do Sul, Lamachia disse: “É uma honra estar numa posse de subseção no meu Estado”. Sobre a presidente Graziela, “tenho a convicção de que esse teu trabalho será de referência, ainda mais tomando posse no mês da mulher”.
Lamachia agradeceu aos gaúchos pela posse como presidente do CFOAB, frisando que isso é fruto do trabalho da OAB/RS. “Temos a união da classe em nosso Estado. Gratidão é dívida que não prescreve; agradeço a cada advogado do RS pela confiança”.
Em relação ao atual momento do País, Lamachia destacou que a história da OAB de confunde com a história da democracia brasileira. “Por isso, autoridades públicas e magistrados devem ter em mente o papel constitucional dos advogados. Nosso papel e de toda a classe hoje é de protagonismo. Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes, tanto que nossos primeiros movimentos frente ao CFOAB foram pelo afastamento de Cunha e de Delcídio, além de buscarmos a sua delação. Agora chega! Basta de corrupção. Quem me conhece sabe: o meu partido é a OAB e nossa ideologia é a Constituição”, concluiu.
Presenças
Participaram da cerimônia ainda o secretário-geral da OAB/RS, Rafael Canterji; a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos; a diretora-geral da ESA, Rosangela Herzer dos Santos; os conselheiros seccionais Marcos Eberhardt, André Renato Zuco, Otto Junior Barreto e Daniel Junior de Melo Barreto; os ex-presidentes da OAB de Caxias do Sul, Lauri Romario Silva, Deli Ivani Vencatto Tomazzoni e Marcelo Rugeri Grazziotin; os presidentes das subseções de Bento Gonçalves, Cleber Dalla Colleta; de Canela/Gramado, Mariana Melara Reis; de Farroupilha, Rafael Gustavo Portolan Colloda; de Garibaldi/Carlos Barbosa, César Cauê Schaeffer Ongaratto; os representantes das OABs de Lagoa Vermelha, Aldemar Branquiroli e Lírio Leão; de Bento Gonçalves, André Beltrame; a diretora do Foro da Justiça do Trabalho de Caxias do Sul, juíza Ana Julia Fazenda Nunes; o representante do Foro da Justiça Estadual de Caxias do Sul, juiz Clóvis Moacyr Mattana Ramos; a promotora de Justiça do município, Janaína de Carli dos Santos; representando a prefeitura do município, o procurador-geral Victorio Giordano da Costa; o deputado Estadual, Vinicius Ribeiro; a representante da Defensoria Pública do Estado, Letícia Basso; o representante da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, vereador Zoraido Silva; e o delegado da Receita Estadual, Luis Crivelaro.
10/03/2016 13:04h