Em Soledade, OAB/RS prega a união por uma advocacia e cidadania fortalecida
07/03/2016 14:09h
Com grande presença dos advogados locais, foi empossada a nova gestão da subseção para o triênio.
Com a grande presença da advocacia de Soledade, a diretoria da subseção para o triênio 2016/2018 foi empossada na noite desta sexta-feira (04). O vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, esteve presente na cerimônia.
Tomaram posse a presidente, Carina Ruas Balestreri; o vice-presidente, Bruno Borges Zortea; o secretário-geral, Edilson Junior dos Santos; a secretária-geral adjunta, Karine Ranzzi de Oliveira Dellabona; e o tesoureiro, Felipe Souza da Silva.
Em sua fala, Carina reforçou que a OAB Soledade seguirá como protagonista de causas da cidadania e que abraça os três pilares da OAB/RS: advocacia, advogado e cidadania. “O papel da instituição transcende os muros da advocacia e também abrange a sociedade e a democracia. Vamos edificar a importância da classe, mas também tendo o engajamento social“, ressaltou.
Pellizzer também afirmou a necessidade de união da advocacia e entre os indivíduos atuantes no Judiciário. “A OAB nos últimos anos tem sido marcada pelo diálogo. É preciso praticarmos a convergência entre os advogados e o Judiciário para que possamos aumentar a celeridade processual. Aqui, nesta subseção, tenho a certeza de que teremos uma continuidade nesse brilhante trabalho”, finalizou.
A presidente da subseção na gestão 2013/2015 e conselheira seccional, Claridê Chitolina Taffarel, realizou um apanhado dos principais atos concretizados em sua gestão. “Quando assumimos, um dos nossos compromissos era a valorização da profissão e do advogado. Conseguimos concretizar essa meta devido ao forte relacionamento que temos entre a subseção e a seccional. É preciso estarmos unidos para termos uma advocacia cada vez mais forte”, destacou.
O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, frisou o importante papel institucional que a OAB exerce perante a sociedade. “Especialmente neste período de turbulência do país, a instituição tem o papel de dar voz aos anseios dos cidadãos”, indicou.
A parceria entre o Judiciário local e a subseção foi um dos pontos abordados pelo juiz José Pedro Guimarães. “Temos um relacionamento absolutamente qualificado e republicano. Exemplo disso é a comissão mista, que funciona perfeitamente para a resolução dos problemas locais. Tenho absoluta convicção de que o bom relacionamento permanecerá com a nova gestão da OAB Soledade”, finalizou.
Indo ao encontro de Guimarães, o juiz do Trabalho de Soledade, José Renato Stangler, também destacou o trabalho em conjunto com a subseção. “Aqui temos uma OAB que trabalha ao lado do Judiciário, sendo uma instituição que não representa apenas os advogados, mas também os desejos dos cidadãos”, ressaltou.
Também estavam presentes os ex-presidentes da subseção de Soledade, Orlando Carlos Muller, Vilson Bicudo, Récio Capellari e Eduardo Gralha; o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Adones de Campos; o juiz de arvorezinha, Enzo Carlos Digesu; o promotor de justiça, Vercilei Serena; o representante da Brigada Militar, tenente Jairo da Silva e o diretor do Campus da Universidade de Passo Fundo em Soledade, Idionei Oliveira Vieira.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
07/03/2016 14:09h