Lamachia visita OAB de Santa Cruz do Sul
11/11/2011 00:43h
Além de participar de mais uma edição da Caravana das Prerrogativas, o presidente da OAB/RS tratou de temas como o plano de saúde do IPE e das férias dos advogados.
Após visitar a subseção de Venâncio Aires, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia esteve presente, na manhã desta quinta-feira (10), na subseção de Santa Cruz do Sul, onde foi recebido pelo presidente Ciro Bay.
Acompanharam o dirigente, o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer, o integrante da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS Mateus Marques e os conselheiros seccionais Marino de Castro Outeiro e José Otávio Lopes da Luz.
Além de participar da Caravana das Prerrogativas, Lamachia falou aos presentes sobre o plano de saúde IPE e das férias dos advogados.
"A entidade está buscando, por meio da bancada de deputados estaduais advogados, a aprovação do projeto de lei que inclui os profissionais da advocacia no plano de saúde do IPE", destacou.
Férias
Nos últimos anos, a relação institucional com o Judiciário gaúcho possibilitou à OAB/RS a conquista de um período de dezoito dias de descanso para a classe. Entretanto, segundo Lamachia, o diálogo empreendido entre as instituições deve permitir alguma alternativa que viabilize um avanço maior no que diz respeito às efetivas férias dos advogados.
O presidente da OAB/RS ressalta que, embora o período de descanso já conquistado ainda não seja o ideal, é algo que não existia no passado em razão de uma relação conflituosa com o próprio Judiciário e em função da Emenda Constitucional 45. "Juízes e membros do Ministério Público – que são atores de igual importância aos advogados no cenário da Justiça – contam com 60 dias de férias. Por sua vez, os profissionais da advocacia no Estado entendem que é necessária a ampliação para 30 dias do período de suspensão dos prazos, o que garantiria as efetivas férias para a classe e suas famílias. Os magistrados gaúchos certamente compreenderão nossos argumentos e serão sensíveis aos apelos da advocacia, dando exemplo aos demais Tribunais do País", assegura.
11/11/2011 00:43h