Home / Noticias / 29.11.2010 17:40h

Na OAB/RS, diretoria do Observatório Social Nacional destaca mobilização gaúcha no controle social

29/11/2010 17:40h

http://bit.ly/OX99CX
Foto: Lauro Rocha - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4

Nos dias 30/11 e 01/12, dirigente do órgão estará em Santa Maria, onde realiza treinamento com os gestores locais do primeiro observatório instalado no RS.

O vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fernando Estevão Maciel, recebeu, na tarde desta segunda-feira (29), o diretor institucional do Observatório Social do Brasil, Sir Carvalho. O encontro reuniu, ainda, o coordenador das subseções da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, e o coordenador do Observatório Social no RS, Pedro Gabril.
 
Para o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia "esta iniciativa é uma importante ferramenta de controle social da administração pública, que visa a incentivar a sociedade civil, por meio do trabalho voluntário de representantes de diversas entidades e organizações, a fiscalizar e a controlar os gastos públicos”.
 
Sir Carvalho está no RS para ministrar palestras e treinamentos na cidade de Santa Maria, para os voluntários que atuarão no primeiro OS que será instalado no Estado. “A mobilização da sociedade gaúcha é invejável”, afirmou Carvalho, em referência ao grande volume de municípios que já estão em vias de instalação das unidades regionais.
 
Participaram ainda do evento o chefe de gabinete da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani, os advogados Rodrigo Bueno Prestes e Letícia Caiaffo, Rejane Londero (Crefono 7), Márcia Londeiro (socióloga), Maurício Moschen Silveira (Grande Loja Maçônica), Mário de Lima (Corecon e Força Sindical) e Edemar Castaman (Controladoria e Auditoria Geral do Estado).
 
O que é o Observatório Social
 
A iniciativa é uma importante ferramenta de controle social da administração pública, que visa incentivar a sociedade civil, por meio do trabalho voluntário de representantes de diversas entidades e organizações, a fiscalizar e a controlar os gastos públicos.
 
Existem mais de 50 Observatórios Sociais no País, distribuídos em nove Estados, que estão auxiliando diretamente no desenrolar de processos, como licitações, compras e contratações de serviços por agentes públicos. O organismo, que não implica custos para o município, vem atuando com sucesso em todas as cidades em que está constituído.

29/11/2010 17:40h



Notícia anterior

OAB Vai à Escola visita comunidade do Bairro Sarandi, na Capital

29.11.2010
Próxima notícia

OAB/RS e ESA discutem implantação de cursos de pós-graduação nas dependências da entidade

29.11.2010

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp