Home / Noticias / 24.04.2007 10:16h

OAB defende transformação do STF em Corte Constitucional

24/04/2007 10:16h

http://bit.ly/KStYSk
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, defendeu hoje (24), durante entrevista, que o Congresso Nacional retome as discussões para transformar o Supremo Tribunal Federal (STF) em Corte Constitucional. “Está na hora do Congresso Nacional transformar o STF em Corte Constitucional estabelecendo um mandato de dez anos, sem reeleição, para os seus membros”. Segundo Britto, a OAB sempre defendeu que o Supremo deveria atuar exclusivamente como um Tribunal Constitucional para que possa cumprir o seu relevante papel de controlar a Constituição e não o abuso de servidores públicos, ainda que privilegiados.

Britto defendeu também a extinção do foro privilegiado para autoridades no Brasil, o que para ele “tem sido sinônimo de impunidade”. Para Britto, o foro privilegiado para autoridades, no Brasil, “sempre foi utilizado no sentido de que não se tenha punição”. E completou: “O Supremo presta um desserviço à Nação quando não julga os casos, principalmente de políticos privilegiados”.

“Lamentavelmente”, prossegue o presidente da OAB, “não há julgamento final pelo Supremo Tribunal Federal na grande maioria dos casos daqueles acusados da prática de crimes que detinham foro privilegiado. O STF não tem estrutura para julgar tantos casos".

Fonte: Conselho Federal da OAB



 

24/04/2007 10:16h



Notícia anterior

Ministros do STF decidem submeter ao Plenário as seis primeiras súmulas vinculantes

24.04.2007
Próxima notícia

CNJ decide dia 15 se afasta magistrados investigados

24.04.2007

Principais notícias

Ver todas