OAB/RS dá apoio a advogados demitidos pelo Banco do Brasil em Natal e São Luís
09/07/2008 14:56h
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, em nome da diretoria da entidade, manifestou sua total inconformidade diante da demissão dos advogados que atuam no Banco do Brasil de Natal (RN) e São Luís (MA). O dirigente condenou a forma “abrupta e autoritária” com que foi tomada a atitude, há poucos dias. Lamachia expôs sua indignação ao abrir os trabalhos da sessão extraordinária do Conselho Seccional, na sexta-feira (11), quando o assunto foi levado ao plenário.
“A OAB gaúcha jamais poderia se calar diante desta verdadeira agressão ao Estatuto da Advocacia”, afirmou Lamachia, referindo-se ao fato de que as demissões podem ter sido ocasionadas em represália a ações judiciais dos advogados interpostas através dos sindicatos dos bancários das duas capitais, pleiteando jornada de trabalho de 20 horas semanais, previstas em lei. “Os advogados, muitos deles com décadas de serviços prestados àquela instituição bancária, foram sumariamente demitidos sem sequer saberem direito as causas”, enfatizou o dirigente.
No decorrer da sessão do conselho, o presidente da Comissão do Advogado Empregado, da OAB/RS, conselheiro seccional Leônidas Albuquerque, fez um relato sobre o que aconteceu aos colegas naqueles dois estados. Por considerar “despropositadas” as demissões, o Conselho Seccional aprovou, à unanimidade, uma moção de apoio aos advogados atingidos pela medida. Claudio Lamachia informou que a moção será encaminhada à Comissão Nacional do Advogado Empregado, do Conselho Federal, e às outras 26 seccionais da OAB em todo o país.
Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor
09/07/2008 14:56h