Home / Noticias / 22.11.2010 16:24h

OAB/RS participa da solenidade em comemoração aos 30 anos da Escola da Ajuris

22/11/2010 16:24h

http://bit.ly/Njfs6Q
Foto: Maurício Macedo - Ajuris
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2

No evento, realizado nesta sexta-feira (19), foram homenageados ex-diretores e vice-diretores da escola, além de professores e um funcionário.

Designada pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral, participou, na noite desta sexta-feira (19), da solenidade em comemoração aos 30 anos de fundação da Escola Superior da Magistratura (ESM) da Associação dos Juízes do RS (Ajuris). O evento foi realizado no auditório da Escola, em Porto Alegre.

Integrante da mesa de honra, Sulamita participou da entrega de prêmio aos homenageados: o funcionário mais antigo, os quatro professores mais antigos, ex-diretores e vice-diretores da escola.

Um painel sobre Responsabilidade Civil abriu oficialmente o evento, às 14h, com palestras de dois ex-diretores da ESM: o ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Eugênio Facchini Neto (coordenador do Núcleo de Direito Comparado do Centro de Pesquisa da ESM). A apresentação dos painelistas ficou a cargo do ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior, que também dirigiu a Escola da AJURIS.

Após o painel, a Escola promoveu o descerramento da nova galeria de fotos dos ex-diretores e ex-vice-diretores, inauguração do memorial da ESM e lançamento do Caderno de Literatura da Ajuris. Um coquetel de confraternização marcou o encerramento da solenidade.

Histórico

Mais antiga do continente americano, a Escola Superior da Magistratura, ligada à Ajuris, foi a terceira a ser criada em todo o mundo, atrás apenas das escolas judiciais do Japão e da França. Além de ser instrumento de preparação para concursos do TJRS, a ESM atua na qualificação da profissão dos magistrados gaúchos. Foi da Escola da Ajuris também que brotaram discussões importantes, trazendo inovação ao sistema judicial de nosso País. Entre elas, destacam-se os então chamados Juizados de Pequenas Causas, hoje espalhados pelo Brasil com o nome de Juizados Especiais Cíveis. Outra questão relevante envolve a criação das Penas e Medidas Alternativas, que foram objetos de estudos e projetos na ESM.

Com informações da Ajuris

22/11/2010 16:24h



Notícia anterior

Confira o terceiro capítulo da série que conta os 80 anos do Conselho Federal da OAB

22.11.2010
Próxima notícia

Dirigente da OAB/RS visita subseção de Gravataí nesta segunda-feira (22)

22.11.2010

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp