OAB/RS participou da cavalgada alusiva à 7ª Convenção Brasileira de Tradição Gaúcha
14/07/2008 09:16h

O coordenador das subseções da OAB/RS e patrão do Piquete da Ordem gaúcha, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, participou, na última sexta-feira (11), da cavalgada alusiva à 7ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha. O evento teve seguimento nos dias 12 e 13, na Estância da Província de São Pedro, em Gravataí.
A convenção, itinerante, acontece de dois em dois anos, e tem por objetivo definir os regulamentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) dos dez estados brasileiros que possuem MTG.
A cavalgada, promovida pela Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, teve início no Parque Harmonia, às 9h. Na Assembléia Legislativa, foi acesa a chama simbólica do movimento, pelo deputado Cassiá Carpes, que representou o presidente da casa, Alceu Moreira.
Conforme o presidente da Ordem dos Cavalheiros do Brasil, Celso Souza Soares, “a Assembléia foi o local escolhido porque ela é a sede simbólica do tradicionalismo brasileiro”.
Mais tarde, no Palácio Piratini, foi entregue, pela governadora do Estado, Yeda Crusius, a bandeira do Rio Grande do Sul. A bandeira do Brasil foi oferecida por um representante do Comando Militar do Sul e o comandante da Brigada Militar, Paulo Roberto Mendes Rodrigues, ofereceu a bandeira da paz.
Em seguida, a cavalgada continuou em direção a Gravataí, onde se uniu ao Congresso da Confederação Brasileira Tradicionalista, que lá foi realizado.
Participaram também da cavalgada os integrantes do Piquete da OAB/RS Vilmar Romeira (também comandante da Cavalgada do Mar), Bráulio Marques (também sub-comandante da Cavalgada do Mar) e Mônica Leal (secretária de estado da Cultura); a coordenadora do Departamento Tradicionalista da subseção de São Leopoldo, Vivian Gonçalves Dias; o comandante dos Cavaleiros do Mercosul, Jabes Paim Bandeira; o presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, Décio Albino de Oliveira, e os presidentes das regionais da Confederação em Santa Catarina, Paraná e São Paulo; além de diversas autoridades civis e militares gaúchas.
Durante o evento, foi divulgada a Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência da OAB/RS, que ocorreu na sede da Ordem gaúcha durante os dias 09, 10 e 11 últimos.
14/07/2008 09:16h