OAB/RS realiza a abertura do I Congresso de Prevenção à Corrupção
10/11/2016 16:52h
Na noite desta quarta-feira (09), a Ordem gaúcha, por meio da Comissão de Prevenção à Corrupção (CEPC), realizou a abertura do I Congresso de Prevenção à Corrupção. O evento, que contou com a palestra sobre a Lei Anticorrupção e as 10 medidas do MPF, segue nesta quinta-feira (10).
Durante a abertura, o presidente da CEPC, Giovani Saavedra, ressaltou que o papel da Ordem gaúcha é debater e defender temas que vão além do interesse da advocacia. “Tratamos de muitas pautas que incidem sobre a própria cidadania e seus interesses. Neste momento do País em que vivemos, a corrupção é um dos temas principais no Brasil. Queremos fazer um balanço e observar se as medidas anticorrupção estão sendo cumpridas”, finalizou.
Os palestrantes do evento, a procuradora da Procuradoria Regional da República do MPF, Carla Veríssimo de Carli, o chefe da Controladoria Regional da União do RS, Cláudio Moacir Marques Corrêa, o professor de Direito da PUCRS, Ricardo Jacobsen Gloeckner, e o auditor do Estado da Contadoria e Auditoria-geral do Estado, Douglas Ronan Casagrande da Silva, falaram sobre o cenário atual da corrupção no País.
Entre os principais tópicos, foi-se discutida a lei anticorrupção, que está influenciando as empresas a adotarem a prática do compliance, analisando a forma com que isso aumenta a transparência dentro das companhias. Todavia, foi afirmado que a lei ainda não está sendo cumprida em sua totalidade, tendo, ainda, um caráter punitivo fraco.
Também esteve presente a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz Maria Peruffo.
10/11/2016 16:52h