OAB/RS realiza painel sobre os 20 anos da CF nos direitos da mulher
27/03/2008 16:03h

A Ordem gaúcha realizou nesta quarta-feira (26), em sua sede, através da Comissão da Mulher Advogada (CMA), presidida pela advogada Carmelina Mazzardo, o painel “20 Anos da Constituição nos Direitos da Mulher: Avanços e Retrocessos”. Estiveram presentes à mesa a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Terezinha Santos Cabral da OAB/RS, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo, a tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados, Letícia Saldanha Caiaffo e as painelistas desembargadora do TJRS, Maria Berenice Dias, procuradora de Justiça do Ministério Público, Maria Regina Fay de Azambuja e a cientista política, Jussara Pra. Esteve presente ainda a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles.
O evento teve o intuito de suscitar um momento de reflexão e discussão dos direitos da mulher, assim como gerar uma maior movimentação das mulheres na luta por seus direitos. “É muito importante essa iniciativa da OAB/RS e da CMA para se ter um exemplo do que aconteceu nos 20 anos da Constituição e o aspecto da mulher, além de mostrar quais foram os reflexos, nesse período, com o novo norte que a Constituição deu a vida da mulher, na nossa sociedade, na nossa legislação e, principalmente, o papel da mulher advogada nessa trajetória feminina”, avalia Maria Berenice.
Durante o acontecimento, foram enfatizados aspectos da Constituição Federal e do novo Código Civil, como também a participação histórica da mulher e a sua relação com a violência. Para Maria Regina, alguns exemplos da nossa história mostram como as mulheres, mesmo deslocadas, conseguiram vencer as adversidades, a submissão e a discriminação.
A procuradora de Justiça destaca ainda a relação da violência com a infância. “Muitas vezes acreditamos que os problemas da mulher só vão chegar na juventude, entretanto eles são plantados muito antes”, argumenta.
27/03/2008 16:03h