Home / Noticias / 09.11.2015 21:20h

OAB/RS realiza sessão simulada de julgamento do Tribunal de Ética e Disciplina na Feevale

09/11/2015 21:20h

http://bit.ly/1RJisGn
Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14
image-galeria-15
image-galeria-16
image-galeria-17
image-galeria-18
image-galeria-19
image-galeria-20

No evento, que reuniu cerca de 400 participantes, foram simulados julgamentos de processos ético-disciplinares, suspensões preventivas e consultas em tese.

Foi com o Salão de Atos da Universidade Feevale lotado que o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS (TED) realizou sessão simulada de julgamento de processos. A sessão ocorreu na noite desta segunda-feira (09), em Novo Hamburgo. O evento reuniu cerca de 400 participantes, entre acadêmicos de Direito, professores, julgadores do TED e conselheiros seccionais. Na ocasião, foram simulados julgamentos de processos ético-disciplinares, suspensões preventivas e consultas em tese.

De acordo com o presidente do TED, conselheiro seccional Fábio Scherer de Moura, “esse momento é muito importante para debater com a comunidade acadêmica os aspectos éticos da nossa profissão”. Segundo ele, a sessão de hoje tem um caráter de maior intimidade com os preceitos éticos e do regramento do Tribunal. “Os acadêmicos acabam ficando afastados dos nossos julgamentos pelo caráter sigiloso que se exige, mas um momento como o de hoje é bastante valioso nesse sentido, é uma aproximação do Tribunal de Ética e Disciplina com os acadêmicos”, afirmou.

O vice-presidente do TED, conselheiro seccional André Araujo, destacou que na sessão foram apresentados casos reais que foram transitados em julgado e que isso mostra a atuação e a estrutura do Tribunal como um todo. “A sessão foi importante para que os acadêmicos percebam de fato o trabalho que ocorre na Ordem em relação a um dos pilares da instituição: a ética. A sociedade e os advogados requerem cada vez mais o fortalecimento do pilar da ética e o que ocorreu demonstra o que é a nossa realidade”, ressaltou.

Com os olhos atentos ao julgamento, a acadêmica de Direito da Feevale do 6º semestre Marcella Morbach disse que já havia presenciado uma sessão pública de julgamento na sede da Ordem gaúcha, no Dia do Advogado, mas como a de hoje foi bem diferente. “Achei extremamente interessante essa oportunidade que tivemos de visualizarmos a teoria na prática, sobretudo a ética, cadeira que temos só no final do curso”, disse a acadêmica.

Já a professora de Direito da Universidade Feevale, Valéria Barbosa, acrescentou que foi muito importante os alunos aprenderem mais uma faceta do Direito. “Queremos que eles se conscientizem que julgamos e também somos julgados; sobretudo temos a nossa conduta ética”.

Participaram da sessão como julgadores: o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; e os advogados Daciano Accorsi Peruffo, Débora Nadin, Hugo Antônio de Bitencourt, João Claudio Medeiros Fernandes, Jonathan Iovane de Lemos, Joni Jorge Dubal Kaercher, Luis Alfredo Costa e Márjori Teixeira Duren.

Os advogados Rafael de Castro Volkmer, Rodrigo Cassol Lima e Sabrina Zasso realizaram o trabalho de sustentação oral.

Vanessa Schneider
Jornalista – MTB 17.654

               

09/11/2015 21:20h



Notícia anterior

OAB 85 anos: sessão relembra atuação de vanguarda ao longo da história

09.11.2015
Próxima notícia

Eleições 2015: veja as chapas homologadas para o pleito nas subseções da OAB/RS

11.11.2015

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp