Home / Noticias / 21.11.2014 16:39h

OAB/RS recebe troféu destinado a apoiadores da causa afrodescendente no RS

21/11/2014 16:39h

http://bit.ly/1F9i6kM
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3

A entidade foi agraciada com o Troféu Carlos Santos, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Entre as atuações, destaca-se a criação, no âmbito da CDH, da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no Estado.

Na tarde desta quinta-feira, a OAB/RS, representada pelo coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos (CDH), conselheiro seccional Rodrigo Puggina, recebeu o Troféu Deputado Carlos Santos na modalidade “Justiça”. O prêmio, destinado a apoiadores da causa afrodescendente no RS, foi entregue durante Sessão Solene à Semana da Consciência Negra e Ação Antirracismo promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Entre as atuações da OAB/RS, destaca-se a criação, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no RS, seguindo o exemplo do Conselho Federal da OAB, que aprovou a implantação da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CVEN). De acordo com Puggina, “este será um passo importante para coibir o preconceito e a discriminação, com o objetivo de um País mais justo e igualitário, inserindo, cada vez mais, a população negra e quilombola”.

Para o coordenador-geral da CDH, “a busca pela igualdade entre sexos, credos e raças é uma pauta permanente da OAB/RS no seu papel de defesa da cidadania”. Conforme ele, a entidade trabalha a inserção desta parcela da população no atual cenário de crescimento econômico do Brasil, visando assim a melhoria da qualidade de vida em condições de igualdade racial.

Os troféus, separados por modalidades, foram entregues ao presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo (Direito); Magaly Amaral da Costa (Artes); Natália Ubirajara Silva (Cultura); José Alberto Mello Ferreira (Esporte); Albano Assis Carvalho da Silva (Funcionalismo Público); João Carlos Agostinho Prudêncio (Griot); Oscar Henrique Marques Cardoso (Imprensa); Ricardo Machado (In Memorian); Joel Orestes Brasil (In Memorian); Paulo Roberto dos Santos (Liderança Comunitária); André Luiz Couto Silva (Liderança Sindical); Arilson dos Santos Gomes (Literatura); Márcio e Daniel Medina (Música); vereador Delegado Cleiton (Política).

Além da entrega do troféu, a sessão também marcou o encerramento da Semana da Consciência Negra da Capital. Outro tema levantado na ocasião foi a aprovação pela Câmara, na quarta-feira (19), de projeto que transforma a data de 20 de novembro em feriado municipal, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Troféu Deputado Carlos Santos

Carlos Santos foi o primeiro deputado negro na história do parlamento gaúcho, eleito em 1935. Precursor na luta pela igualdade de raças, seus ideais foram seguidos por políticos que também fizeram história na defesa das minorias no Rio Grande do Sul. Aos 46 anos, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, passando a cumprir as atividades como advogado no fórum de Rio Grande até 1959. Após meio século de vida pública, Carlos Santos encerrou a carreira política, em 1982, como deputado federal, e faleceu em maio de 1989.

A data de 20 de novembro marca oficialmente o Dia da Consciência Negra e os 319 anos da morte do líder Zumbi dos Palmares.

Cristielle Valle                     Vítor Rosa
Estagiária de Jornalismo       Estagiário de Jornalismo

21/11/2014 16:39h



Notícia anterior

Colégio de Presidentes: subseções denunciarão Colapso do Judiciário à cidadania

21.11.2014
Próxima notícia

Rádio da OAB/RS: Elvis Presley é destaque na programação

21.11.2014

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp