OAB/RS reforça defesa intransigente das prerrogativas em posse da subseção de Nonoai
19/03/2013 12:03h
A declaração foi feita, nesta segunda-feira (18), pelo vice-presidente da Ordem gaúcha durante a solenidade de posse da nova diretoria.
"Defenderemos as prerrogativas dos advogados de forma intransigente. Essa é uma das principais bandeiras da atual gestão, pois somos os legítimos representantes da sociedade, que também tem seus direitos protegidos quando o advogado pode desenvolver seu trabalho com plenitude". Com essa frase, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, designado pelo presidente, Marcelo Bertoluci, iniciou sua fala na solenidade de posse da nova diretoria da subseção de Nonoai, que ocorreu nesta segunda-feira (18). Pellizzer destacou ainda a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, salientando a importância da atividade de levar aos advogados do interior os serviços de saúde disponibilizados pela entidade assistencial da Ordem gaúcha.
Na ocasião, foram empossados o presidente da subseção, Jairo José Reck; o vice-presidente, Daniel de Paula Pereira; a secretária-geral, Patira Pompeu da Silva Tres; o secretário-geral adjunto, Carlinhos Tonet; e o tesoureiro, Fabio Luis Trentin de Moura.
Pellizzer ainda abordou a importância da ética na advocacia, colocando essa como uma das premissas mais importantes para os profissionais, e que deve ser lembrada diariamente no exercício da profissão. Também reiterou que a OAB/RS será intransigente com os desvios éticos cometidos.
Reck, no seu discurso de posse, afirmou que é uma honra ter sido reeleito para comandar a subseção e representar os advogados da região. Relatou que a advocacia está passando por tempo de mudanças, citando principalmente o processo eletrônico, que no interior do Estado enfrenta uma resistência pela precariedade dos serviços de internet, assim como a falta de uma unificação das ferramentas dos Tribunais.
Outro fator denunciado pelo presidente foi o abarrotamento do Judiciário , que é motivo de inúmeras reclamações dos advogados, pois estes são cobrados pelos seus clientes, mas que nada podem fazer devido ao estrangulamento que está ocorrendo na justiça.
Também estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal de Nonoai, Cloves José Montagna, e o procurador do município, Fábio Antônio Vigne.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
19/03/2013 12:03h