OAB Social, da subseção de Itaqui, completa um ano e meio
07/07/2008 09:36h
Com o objetivo de levar a Justiça até as pessoas carentes de Itaqui, a subseção da cidade lançou há um ano e meio o projeto OAB Social. Três vezes por semana, os advogados César Klein, Janine Della Giustina da Silveira, Rudiane Dilkin e Andréia Alves Pereira prestam atendimento na Cohab, Vila Nova, Promorar e Dr. Ayub.
Os bairros são habitados, quase que preponderantemente, por cidadãos sem condições financeiras para arcar com o pagamento de advogados, mas que recebem, agora, as orientações necessárias para que tomem as decisões mais pertinentes e menos onerosas na busca por seus direitos.
Primeiramente, os atendimentos buscam prestar esclarecimentos e encaminhamentos às pessoas. Caso elas necessitem de um advogado, são oferecidos os préstimos da defensoria pública e do grupo de advogados voluntários da subseção. Entre os casos mais julgados, estão os de violência doméstica, de Direito de família, e em relação ao INSS.
Projeto pode ser expandido para a fronteira
Por ser muito bem aceito pela comunidade de Itaqui, a subseção local já pensa em expandir o OAB Social para outros locais. Em conjunto com a OAB de Uruguaiana, e a partir do apoio da administração pública e da PUC (Pontifícia Universidade Católica) da cidade, um programa de assistência judiciária gratuita deve ser levado também para o município.
07/07/2008 09:36h