Ordem gaúcha participa de reunião na Cruz Vermelha
05/02/2013 19:47h
Designado pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Rodrigo Puggina, esteve presente em uma reunião sobre medidas de enfrentamento e prevenção a catástrofes, utilizando como base as reações de diversas organizações ao ocorrido em Santa Maria, no último dia 27 de janeiro. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (05), na sede da Cruz Vermelha, organizadora do evento, em Porto Alegre (Avenida Independência, 993).
Após uma primeira explanação do presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Rio Grande do Sul (CVBRS), Manoel Garcia Júnior, diversas entidades expuseram suas visões e lições sobre atitudes a serem tomadas tanto no atendimento imediato às vítimas, quanto no tocante à prevenção e no tratamento prolongado do fato e de seus desdobramentos.
Conforme Puggina, a OAB/RS está à disposição para auxiliar no que for preciso neste caso. "A Ordem gaúcha no dia que ocorreu a tragédia foi até Santa Maria, prestar solidariedade, dar auxílio aos advogados que tiveram seus parentes vitimados e, além disso, está acompanhando o inquérito policial sobre o caso".
Foi acordada entre os participantes a criação de um grupo executivo, em apoio ao grupo técnico que atua na tragédia, já chefiado pela Cruz Vermelha. Este coletivo terá a função de propor medidas que tenham como foco a melhor capacitação dos órgãos da sociedade civil, de forma a tornar mais eficiente o contato e a atuação conjuntas na prevenção e atendimento a episódios como o de Santa Maria em todo o Estado. A OAB/RS foi convidada a ter presença nesse órgão.
Estiveram presentes também o vice-presidente da CVBRS, desembargador Paulo Augusto Monte Lopes; o secretário-geral da entidade, Cel. Afonso José Cruz Auler; o assessor da presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e conselheiro da Ajuris, Carlos Cini Marchionatti; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valtuir Pereira Nunes; o presidente da Federasul, Ricardo Russowsky; a diretora do Simers, Clarissa Bassin; a psicóloga do DML, Cláudia Maciel Carvalho; as representantes do INSS, Liege Simões, Sonia Marchetti e Angela Fenner; o representante da Marinha do Brasil, Ten. Luciano Fuzzato Filho; o representante do Ministério Público, Major Edison Tabajara Rangel Cardoso; o representante da Fecomércio, Luiz Tadeu Piva; e os representantes da Receita Federal, Marco Antônio Amaral e Maria Angelica Flores Orth.
Marcelo Grisa
Estagiário de Jornalismo
05/02/2013 19:47h
