Ordem gaúcha e OAB de Bagé lideram comitiva em busca de 2º Vara Federal para a região
07/10/2009 19:37h
No encontro, o vice-presidente do TRF4, Elcio Pinheiro, reconheceu a necessidade de ampliação da Comarca do município.
Designado pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o chefe de gabinete da entidade, Julio Cezar Caspani, acompanhou o presidente da subseção de Bagé, Luis Alberto Gonçalves Silva, em reunião com o vice-presidente do TRF4, desembargador Elcio Pinheiro, no gabinete do tribunal. Na ocasião, estavam presentes uma comitiva de representantes do município.
Participaram, também, da reunião o tesoureiro da OAB Bagé, Nelvandes Carlos De Jesus Alves; o conselheiro subseccional Álvaro Laud; o deputado estadual Luis Augusto Lara; o presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Silvio Nunes Machado; o representante da Associação Comercial e Industrial de Bagé, Volnei Minoto Pereira; as vereadoras Claudia Souza e Teia Pereira; o juiz auditor substituto da Justiça Militar, Jorge Luiz Oliveira da Silva; a coordenadora regional dos defensores públicos Estaduais, Josane Heerdt; o representante da Promotoria Estadual de Bagé, Luis Antonio Minotto Portela; o juiz de Direito do Foro Estadual, Humberto Móglia Dutra; o juiz de Direito Marcos Danilo Franco; o juiz Ricardo Pereira de Pereira; a escrivã da 1ª Vara Cível, Zoilamar Scholant Budó; o escrivão do 2º cartório Criminal, Luiz Renato Leal Souza; o ex-prefeito de Bagé Luiz Fernando Mainardi; e o assessor Legislativo Clementino Molina.
A comitiva buscou a criação de mais uma Vara Federal na Comarca. Segundo o presidente da OAB local, “a medida é de extrema necessidade, pois a única Vara é insuficiente para atender a demanda de processos da Região”.
De acordo com Silva, a Comarca de Bagé tem as condições técnicas para a instalação de uma nova Vara. “A sessão judiciária de Bagé atende a todos os requisitos para a implantação da nova unidade judicial, como o alto número de processos, o aspecto do pólo regional da fronteira, a questão geográfica e, inclusive, já iniciamos as obras para a instalação da Vara” explicou o dirigente.
“Estamos representando um desejo de toda a comunidade da região”, declarou Caspani, lembrando que a OAB/RS está disposta a ajudar para conquistar tal pleito.
Por sua vez, Pinheiro foi receptivo ao pleito da comitiva. “O pedido da implantação da 2ª Vara Federal é muito promissor, pois reconhecemos que uma unidade apenas não vem suportando a demanda e temos consciência da necessidade de ampliação da Comarca de Bagé”.
O dirigente solicitou que o grupo desenvolva um relatório informando os dados sobre a situação da Comarca de Bagé para, a partir deste, realizar um estudo para verificar a possibilidade de instalação da Vara.
07/10/2009 19:37h