Ordem gaúcha participa do lançamento da Semana Estadual da Consciência Negra
12/11/2015 21:52h
A solenidade de abertura ocorreu nesta quinta-feira (11), com a presença do coordenador da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RS, Jorge Terra.
Com a presença de lideranças da comunidade e autoridades, o coordenador da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RS, Jorge Terra, participou do lançamento da Semana Estadual da Consciência Negra, na tarde desta quinta-feira (11), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O governador do Estado, José Ivo Sartori, e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cesar Faccioli, apresentaram a importância da criação do evento, cujo objetivo é dar visibilidade ao povo afrodescendente divulgando ações para enfrentar o racismo e a violência sofrida por jovens negros.
Para o coordenador da Subcomissão, é de grande relevância a criação dessa semana, visto que é mais um mecanismo de conscientização para que a população reflita sobre o racismo e a discriminação entre as raças. Terra disse ainda que a OAB/RS atua de forma pioneira no combate ao preconceito por meio da criação da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra. “No mês de abril, a Ordem instalou, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos (CDH), a Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no RS. Isso foi uma atitude grandiosa, sobretudo porque, nos últimos dois anos, mais de 30 mil advogados negros adentraram aos quadros da OAB. Isso demonstra que a classe é representada por um contingente importante numericamente e de qualidade de profissionais negros, que ajudam a construir a advocacia do nosso País. O objetivo é lutar pelo fim do preconceito e não admitir mais a intolerância e a discriminação”.
Na abertura do evento, o governador lembrou da trajetória do líder africano Nelson Mandela, no qual é um grande exemplo de luta pelos direitos humanos e igualdade entre as raças. “Ele traçou um caminho na história pelo direito de igualdade com passos firmes e sem carregar mágoas, um exemplo que nos inspira. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira", disse o governador.
O Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o País. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de Novembro de 1695.
A Semana Estadual da Consciência Negra promove uma reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano, e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra e africana.
Vanessa Schneider
Jornalista – MTB 17.654
12/11/2015 21:52h