Painéis da OAB/RS analisam relação mídia/violência
11/07/2008 07:56h
“A mídia tem um atraso de duas décadas em relação ao crime organizado, que já existe há tempos, mas só agora começa a ser visualizado”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (10), pelo jornalista Wanderley Soares, durante o painel sobre Mídia e Violência, realizado no segundo dia da Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência, que a OAB/RS, através da sua Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, promove até esta sexta-feira (12), na sede da entidade, em Porto Alegre. Mais de 30 especialistas de diferentes setores da sociedade participam do encontro.
Na opinião do jornalista, existe agora, por parte dos meios de comunicação, uma “tentativa de entender o que está acontecendo” neste setor da vida brasileira. Segundo Wanderley Soares, a solução passa por ações efetivas de combate à violência, o que não é verificado atualmente. “As autoridades precisam levar seus discursos à prática”, destacou.
O coordenador do painel, jornalista Cláudio Brito, enfatizou que “a imprensa é um importante instrumento no combate à violência, mas precisa evitar o sensacionalismo e manter sempre seu compromisso de ser fiel à ética e à verdade”.
Fragilização das instituições
Para o presidente da Associação Latino-Americana de Propaganda, publicitário Luiz Coronel, as mudanças culturais e a fragilização das instituições estão entre as principais causas da explosão da violência no país. “A falta de princípios éticos e morais norteadores contribuem para uma sociedade cada vez mais permissiva e violenta”, destacou Coronel.
A Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência integra o cronograma de ações do Fórum para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, criado em fevereiro deste ano no âmbito do Conselho Federal da OAB e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e integrado por dezenas de entidades com abrangência nacional. O evento da Ordem gaúcha termina nesta sexta-feira com a realização de painéis sobre diferentes temas e suas relações com a violência. O encontro é aberto ao público e também à participação das pessoas e entidades que quiserem aderir à iniciativa.
Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor
11/07/2008 07:56h