Painel realizado pela Ordem gaúcha aborda Ética nas Relações Familiares
13/11/2009 13:53h
Palestra desta quinta-feira (12) foi ministrada pela advogada Maria Berenice Dias, especializada em Direito Homoafetivo, Direito de Família e Sucessões.
A OAB/RS, por meio do Departamento Cultural-Artístico, realizou nesta quinta-feira (12), palestra com o tema “Ética nas Relações Familiares”, apresentada pela advogada e desembargadora aposentada Maria Berenice Dias. O painel foi promovido, dentro da programação da entidade na Feira do Livro de Porto Alegre, em parceria com a Câmara do Livro.
A palestrante focou o compromisso ético assumido pela família que lhe é delegado pelo estado, nas funções de formação e educação de seus entes. Maria Berenice destacou, no entanto, que este mesmo estado que outorga determinadas responsabilidades à sociedade “não zela pelo cidadão, de modo que a legislação existente pune muito mais do que cuida para que as carências não fiquem desamparadas”.
De acordo a coordenadora do Departamento Cultural-Artístico da OAB/RS, Mariza Nonohay, o evento assume relevância tanto pelo tema tratado como pela palestrante, “um ícone no meio jurídico gaúcho, por ser uma mulher pioneira, que abriu portas e serviu de exemplo para todas as outras, além de atuar em áreas que são importantes, principalmente no que se refere à quebra de paradigmas sociais”.
Maria de Berenice foi, ainda, uma das participantes do OAB Autografa, evento realizado na última sexta-feira (06) e que reuniu autores de diversas áreas de conhecimento, que autografaram suas obras. Maria Berenice, na ocasião, autografou “Manual de Direito das Famílias” e “União Homoafetiva: O Preconceito e a Justiça”.
A advogada foi a primeira desembargadora mulher do TJRS. É vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), do qual é uma das fundadoras. É especializada em Direito Homoafetivo, Direito de Família e Sucessões.
13/11/2009 13:53h