Perspectiva de gênero na prova pericial foi tema do Conversas em Família do mês de agosto
29/08/2025 15:18h
Na terça-feira (26), a Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões (CEDFS) da OAB/RS realizou mais uma edição do tradicional evento “Conversas em Família”. O encontro ocorreu no Espaço OAB/RS Coworking - Trend e reuniu profissionais do Direito e da Saúde para debater a perspectiva de gênero na prova pericial e discutir a viabilidade e suas formas de aplicação.
Diante das constantes mudanças sociais, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, reforçou a importância que o campo do Direito da Família está alcançando. “Essa área ganhou protagonismo nos últimos tempos. A sociedade está em transformação, e isso perpassa pelas pessoas e pelas relações familiares e interpessoais. A Comissão tem assumido demandas muito importantes, e estamos atuando juntos pela advocacia”, afirmou.
Para a presidente da CEDFS, Renata Santa Maria, os debates trazidos no Conversas em Família são sempre bem conduzidos e relevantes para a comunidade jurídica. “A compreensão desse tema, que vem nos desacomodando na questão de gênero e na especificidade das questões das crianças e nas matérias de Direito de Família nas ações, é fundamental para avançarmos em uma atuação mais sensível, justa e alinhada com a realidade social”, destacou.
Presenças
Também estiveram presentes no evento a secretária-geral da OAB/RS, Ana Lúcia Piccoli; o secretário-geral adjunto da CEDFS da OAB/RS, Fernando Baldez; a subdiretora de Assuntos Relativos à Guarda, Convivência e Perícias Psicossociais da CEDFS da OAB/RS, Juliane Lipp; a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Protocolo de Gênero da CEDFS da OAB/RS, Paula Ferla Lopes; a advogada Fernanda Prati; e as psicólogas Luciana Generali Barni, Aline Vettorazzi Del Fabbro e Maria Dornelles de Araújo Ribeiro.
29/08/2025 15:18h