Prestação de Compromisso marca início da carreira de novos advogados
18/03/2013 21:23h
Na solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (18), 31 bacharéis de Direito aprovados no Exame da Ordem receberam as carteiras de identidade profissional.
Na tarde desta segunda-feira (18), foi realizada a cerimônia de Prestação de Compromisso de novos advogados. Na solenidade, 31 bacharéis de Direito aprovados no Exame da Ordem receberam as carteiras de identidade profissional no Auditório Guilherme Schültz Filho, no 2º andar da sede da OAB/RS.
Participaram o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos; o coordenador-geral dos Foros da Capital, conselheiro seccional Domingo Baldini Martin; o presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Portella Ayres Torres; o presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flores de Camargo; e as integrantes da CEJA, Gabrielli Amaral de Souza; e da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Simone Araújo.
Na saudação de boas-vindas aos novos advogados, Canterji ressaltou que a profissão e uma atividade combativa e de importância social. "A carteira recebida representa o esforço individual e a história da Ordem, que é formada por cada um de vocês. Os advogados devem ser defensores diários das prerrogativas, que são um direito coletivo, da própria sociedade", afirmou Canterji, que ainda frisou a importância da ESA para o constante aperfeiçoamento profissional.
Na ocasião, os novos profissionais comprometeram-se, em voz alta e com o braço direito em riste, em "exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".
Ao enfatizar o trabalho realizado pela CAA/RS, Rosane Ramos citou que todo advogado deve conhecer os serviços e convênios oferecidos pelo braço assistencial da OAB/RS.
Em sua fala, Bertoluci destacou que cada advogado deve zelar pelas prerrogativas, pois a OAB/RS não compactua com a afronta aos direitos fundamentais da classe, assim como com desvios éticos profissionais. "A advocacia vai além de uma profissão, devido ao papel de transformação social. Somos abnegados voluntários trabalhando pela Ordem, que é uma entidade que não recebe verbas públicas", afirmou o presidente da OAB/RS.
Receberam as carteiras os seguintes advogados:
CAMILA TELLECHEA AYUB
CAROLINE CASTRO MARTINS
CELITO MARIA TONIN
CLAUDIA ROCHA DE MORAIS
DULCE ELISA MENNET MACHADO
EDISON MARTINS ORTIZ JUNIOR
FERNANDA ROSALIA NEVES GONÇALVES
GIORDANO CATUCCI BOZA
GRAZIELA SANTOS RODRIGUES
HELEN KRÜGER MIRITZ
JESSICA BECKER MORAES
JOELMA TEIXEIRA SCHMITT
LETICIA DALL’AGNOL PESSOA
NATALIA MANSUR COIMBRA
NATHALIA BARCELLOS CUPINI
NEIDE COSTA BRANDÃO
PATRICIA ZIOMKOWSKI
PAULA BUBLITZ DE CAMARGO
PEDRO HENRIQUE BARBISAN BERTUOL
PRISCILA RIEFFEL ALVES
ROSSIANE MACHADO FERREIRA
SIMONE DEPORTE TEIXEIRA
TAIS CASTRO MARTINS
TATIANE GOMES SANTI TULINI
THAIS POL FACHIN
THALES KATSUO SAITO LANG
THIAGO OLIVEIRA DE MEDEIROS
TOM GUILHERME WARTH
TUANY ROVEDA COELHO
WILLIAM FIGUEIREDO CABREIRA
WILSON KLIPPEL SICHONANY FILHO
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759
18/03/2013 21:23h