São Luiz Gonzaga: Lamachia inaugura nova sede e empossa diretoria local para a gestão 2025/2027
18/07/2025 11:48h
O programa “Nenhuma Subseção sem Sede” entregou mais uma casa para a advocacia, reforçando a estrutura de atendimento a 350 advogados e advogadas das Missões. A subseção de São Luiz Gonzaga teve sua sede inaugurada na terça-feira (15) na mesma cerimônia que empossou a nova diretoria da subseção para o triênio 2025/2027. Formam a diretoria o presidente Diones Rodrigo Fernandes Oliveira, o vice-presidente Luiz Alberto Brasil Simões Pires Filho, a secretária-geral Maitê Alexandra Bakalarczyk Corrêa, o secretário-geral adjunto Marcel Brum Milani e a tesoureira Monique Cunha.
As fotos do evento estarão disponíveis em breve no Flickr da OAB/RS.
Sede inaugurada, força institucional ampliada
O presidente da OAB/RS Leonardo Lamachia exaltou a conquista do novo espaço: “A sede é força institucional, pois, assim como ocorre com outras instituições, aqui está a nossa bandeira cravada na comunidade. Foram quase 40 novas sedes inauguradas no nosso Estado desde o início do projeto lançado pelo presidente Claudio Lamachia. Esta casa simboliza nossa história, o trabalho de gerações de advogadas e advogados e o sonho realizado de ter um espaço digno para eventos, formação e defesa das prerrogativas”, pontuou.
A obra integra o projeto “Nenhuma subseção sem sede”, criado em 2007 pelo presidente Claudio Lamachia. O espaço moderno e acessível vai beneficiar advogados, além de São Luiz Gonzaga, dos municípios de Bossoroca, Caibaté, Garruchos, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, Santo Antônio das Missões, São Lourenço das Missões, São Nicolau e Serrinha.
Nova diretoria
Durante a posse solene, Lamachia destacou ainda a capacidade de adaptação da advocacia frente os desafios atuais. “Darwin dizia que não vence o mais forte, mas quem melhor se adapta. Passamos da máquina de escrever ao processo eletrônico e hoje enfrentamos a inteligência artificial. Ainda há de se ressaltar importantes conquistas fundamentais para a profissão nos dias de hoje. Afinal, imagine advogar sem prazos ou sem o artigo 85 do CPC – nossa maior conquista legislativa após o artigo 133. Reafirmo aqui nosso compromisso com a democracia, o Estado de Direito e a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia”.
Novo capítulo em São Luiz Gonzaga
Para o empossado, Diones Rodrigo Fernandes Oliveira, assumir a presidência representa o início de uma jornada conjunta. “Esse é o ponto culminante de um sonho e o começo de um trabalho que desejo desenvolver com cada um de vocês. A presença de todas as autoridades aqui hoje reforça nosso compromisso com a Justiça e a cidadania em São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. Coragem não é ausência de medo, mas é enfrentá?lo: assim vamos defender prerrogativas, valorizar a paridade de gênero e fortalecer esta subseção como pilar de apoio à advocacia”, destacou.
Conselheiros também tomaram posse
Na ocasião, também foram empossados os conselheiros da subseção: Amanda Andrade Nunes, Carolina Damian Sanabria, Daiane Ribeiro da Silva, Diovani Joacir Matos da Silva, João Carlos Alves Prestes, Jorge Ênio Pinto dos Santos, Leandro Moraes de Oliveira, Marco Aurélio Cuozzo Lopes, Renata Nascimento Barros, Susane Flores Primmaz, Taniara Peixoto de Oliveira, Valderson Barcelos Godoi, Vinícius Galeazzi Borré e Cleonice Teixeira de Morais.
Presenças
Estiveram presentes os ex-presidentes da subseção, Lucas Adams Wesz (gestão 2022/2024), Jorge Ênio Pinto dos Santos (gestões 2007/2009 e 2010/2012) e Neiva Terezinha Genro Ojopi (gestões 2013/2015 e 2016/2018); os presidentes subseccionais Cassius Rotta Mendes (Uruguaiana), Renê Carlos Schubert Junior (Santa Rosa), junto do tesoureiro Giancarlo de Carvalho, e Luciana Claudete Meirelles Correa (Santo Ângelo), junto da secretária-geral adjunta Lisiane Brum de Almeida; o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Sapiranga, Marciele Ribas; o representante da CAARS de Santo Ângelo, Raquel Pizzolotto; a delegada da CAARS de Sapiranga, Lilian Schütz; a delegada da CAARS de Uruguaiana, Caroline Brum; o vice-presidente da CJA de Santa Rosa, Matheus Filheiro de Paula; o presidente do Conselho Subseccional de Santa Rosa, Cristian D’Ávila; o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Sapiranga, Marciele Ribas; o prefeito de São Luiz Gonzaga, José Antônio Flach Werle; o prefeito de Santo Antônio das Missões, Felisberto dos Santos Ferreira; e a vice-prefeita de Santo Antônio das Missões, Glasfira Amarante. Do Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, João Iuri de Oliveira; o representante do Legislativo de Santo Antônio das Missões, vereador Thomás Balbe; e o vereador de São Luiz Gonzaga Rodrigo Veleda.
Do Poder Judiciário, estiveram presentes os juízes de Direito da Comarca de São Luiz Gonzaga, Régis Souza Ramalho e João Carlos Leal Júnior; o juiz de Direito da Comarca de Santo Antônio das Missões, Renildo Argono Neri; os promotores de Justiça de São Luiz Gonzaga, Bianca Vieira e Henrique Maciel; e o promotor de Justiça de Santo Antônio das Missões, Guilherme Modesti Donin. Representando as forças de segurança pública, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Eduardo Brum; e o titular responsável pela 27ª Delegacia Regional do Interior (DPRI) e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, delegado de polícia Rogério Junges.
Representando a sociedade civil, participaram a coordenadora da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Susete Pieniz; a diretora-geral do campus da URI em São Luiz Gonzaga, Renata Barth; e a coordenadora do curso de Direito do campus da URI em São Luiz Gonzaga, Cristiane Azambuja; as representantes da UERGS, Flávia Dorneles e Arisa Araújo; a representante do Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de São Luiz Gonzaga, tabeliã Claudia Parcianelo; o representante da Associação Comercial e Industrial, Felipe Miranda; o presidente da Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense, Paulo Cezar Vieira Pires; e demais autoridades, amigos, colegas e familiares da diretoria empossada.
18/07/2025 11:48h