Setembro Amarelo: OAB/RS ilumina sede em apoio à campanha de prevenção do Suicídio
30/08/2019 17:59h
Dados e estudos que provam que o suicídio é um grave problema de saúde pública não faltam. Segundo a OMS, a cada 40 segundos alguém comete suicídio no mundo. A Organização PAN-Americana de Saúde diz que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. O Boletim de Vigilância Epidemiológica de Suicídio e Tentativa de Suicídio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS/RS), de setembro de 2018, apresentou o Estado gaúcho com a taxa de suicídio quase duas vezes maior do que a brasileira, a qual representa uma média de três mortes por dia.
Por entender que as pressões diárias e o acúmulo de trabalho, na maioria das vezes, são inerentes aos profissionais da advocacia, e com o objetivo de alertá-los para os casos de depressão e a prevenção do suicídio, é que a OAB/RS participa da campanha Setembro Amarelo, iluminando sua sede e abordando, uma vez por semana, durante o mês de setembro, assuntos relacionados ao tema em suas redes sociais.
Para o presidente da Ordem Gaúcha, Ricardo Breier, a temática precisa ser tratada: “É muito importante a nossa participação nesta campanha, e este assunto precisa ser tratado entre a classe. A advocacia atende aos anseios do próximo mas, muitas vezes, acaba por não cuidar da própria saúde. A OAB/RS cuida também da saúde mental da advocacia gaúcha"”, disse.
O Centro Médico da CAA/RS oferece à advocacia gaúcha serviço de atendimento psiquiátrico e psicológico. “Entendemos que esta é uma doença que necessita de muita atenção da classe médica e psicológica, por isso que a CAA/RS oferece o serviço aos advogados, que não precisam passar por situações difíceis sozinhos”, explicou o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin.
Procure ajuda
A OAB/RS alerta sobre a necessidade de sempre buscar ajuda em casos menos e mais graves para um atendimento preventivo. Saúde mental é assunto sério, e salientamos que é preciso um diagnóstico profissional.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Ministério da Saúde, oferece um número totalmente gratuito no Rio Grande do Sul, o 188. Por entender que é um problema que pode ser prevenido, na grande maioria das vezes, o CVV atende quem precisa de ajuda nos momentos mais difíceis.
30/08/2019 17:59h