Home / Noticias / 17.07.2008 09:49h

Um ano após tragédia de Congonhas, OAB/RS manifesta dor e indignação

17/07/2008 09:49h

http://bit.ly/KKUoRs

Um ano após o desastre com o avião da TAM, vôo JJ 3054, ocorrido na terça-feira, 17 de julho de 2007, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), “a situação do sistema aéreo brasileiro nada mudou e continua em estado de emergência, gerando dor e indignação”, lamentou o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia. O dirigente solidarizou-se com os familiares das vítimas e em especial, dos advogados falecidos Paulo Rogério Amoretty Souza e Paulo de Tarso Dresch da Silveira, que presidiam, respectivamente, a Comissão Especial de Direito Desportivo e a Comissão Especial de Precatórios; Júlio César Redecker (deputado federal), Cássio Vieira Sérvulo da Cunha, Fabiana Hetzel Amaral, Luiz Fernando Soares Zacchini, Nádia Bianchi Moyses e Nelson Wiebbeling.
 
À época, o avião chocou-se contra o prédio da empresa TAM Express, situado nas proximidades da cabeceira da pista de Congonhas, do lado oposto da avenida Washington Luís em São Paulo.

A bordo da aeronave acidentada estavam 187 pessoas: 181 passageiros, entre eles, oito advogados inscritos na OAB/RS, 19 funcionários da TAM, e seis membros da tripulação. Todos a bordo da aeronave, incluindo as pessoas que não estavam no vôo, morreram na colisão, somando 199 vítimas fatais. Na semana da tragédia, o presidente da República, o CFOAB e a OAB/RS declararam luto oficial de três dias e nota de pesar aos familiares.

Segundo Lamachia, a sociedade brasileira está cansada com o caos aéreo do país e cobra ações concretas. “Quando teremos solução para os atrasos nos vôos, a segurança nos aeroportos e aeronaves, a modernização da aparelhagem de controle do espaço aéreo, e a garantia dos cidadãos em casos de cancelamento, atrasos e outras situações, que a companhias submetem os passageiros?”, questionou.

Vítimas a serviço da sociedade

Sobre os dirigentes da Ordem gaúcha falecidos, Amoretty e Paulo de Tarso, Lamachia destacou que eles exerciam suas funções na entidade e a profissão com zelo e dedicação, de forma íntegra e competente. “A advocacia sentiu muito a perda destes colegas”, lembrou o dirigente da OAB/RS. Na ocasião, os advogados viajavam para São Paulo a serviço da entidade. Eles iriam participar do lançamento do Movimento Nacional contra o Calote Público, assim como 12 idosas, vítimas do acidente, conhecidas por produzirem o “Tricô dos Precatórios”. As pensionistas criaram o movimento para cobrar do governo do Estado o pagamento de ações ganhas na Justiça, a maioria referente a diferenças salariais e pensões não recebidas. O tricô estava sendo levado no vôo pelas idosas e serviria para chamar a atenção dos participantes contra o calote público. “A OAB/RS continua na luta dessas idosas, cobrando do governo estadual medidas quanto a questão dos precatórios e atenta a PEC nº 12, que busca o leilão das dívidas”, ressaltou Lamachia.

Liminar dos atrasos nos vôos

Diante do caos aéreo instalado no país, como atrasos, cancelamentos de vôos e a insegurança dos passageiros, sem a garantia de chegada aos locais de destino em data e horários certos, a OAB/RS obteve em fevereiro deste ano, uma liminar que obriga as companhias aéreas a fornecer uma declaração por escrito, informando sobre as circunstâncias do atraso nos vôos. Os advogados inscritos na OAB/RS, que se sentirem prejudicados com a demora do serviço, poderão retirar a certidão no próprio balcão da empresa aérea. A decisão é da 3º Turma do TRF4.

"A certidão comprobatória servirá para que os profissionais tenham como comprovar os motivos de seus eventuais atrasos em audiências reuniões e demais compromissos. É uma medida que busca amenizar a grave situação da aviação brasileira”, avaliou Lamachia, lembrando que recentemente, sete entidades passaram a ser litisconsortes ativos na ação da OAB/RS e ganharam o mesmo direito dos advogados inscritos na Ordem gaúcha.

17/07/2008 09:49h



Notícia anterior

OAB nacional propõe criação imediata da CPI do Colarinho Branco

17.07.2008
Próxima notícia

Britto faz palestra para auditório lotado em Caxias do Sul

17.07.2008

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp