Carta de Porto Alegre encaminha dezenas de deliberações para valorização da mulher advogada
28/09/2017 16:16h
A II Conferência Estadual de Valorização da Mulher Advogada ficou marcada pela apresentação da Carta de Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira, no Hotel Plaza São Rafael, no Centro da capital gaúcha, as deliberações, encaminhadas em 11 conferências regionais ao longo de 2017, foram debatidas e aprovadas por dezenas de advogadas presentes no encontro.
Foram quase 40 encaminhamentos discutidos, incluindo temas como: pedidos para salas de amamentação e fraldários em Foros, alteração de nomenclaturas como Dia do Advogado e Comissão do Jovem Advogado para Dia da Advocacia e Comissão da Jovem Advocacia, maior respeito e valorização das mulheres, paridade de representação entre advogados e advogadas em determinados eventos da OAB/RS, entre outros assuntos.
Alguns itens foram tema de ampla discussão, inclusive houve a revisão da proposta e o ajuste do texto proposto a partir de votação. “A Carta de Porto Alegre materializa a reunião de demandas e pleitos que foram colhidos em todas as regiões do Estado. É um momento especial para as advogadas gaúchas”, destacou a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), Beatriz Peruffo.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, acompanhou a abertura da conferência e destacou o protagonismo da mulher advogada: “Nossa gestão vem assegurando um espaço cada vez maior para as advogadas. Isso nos deixa contentes e mostra que estamos no caminho correto”, frisou Breier.
Além de Breier e Beatriz Peruffo, outras autoridades marcaram presença na abertura da II Conferência Estadual de Valorização da Mulher Advogada: o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão; a diretora-geral da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS, Rosângela Herzer dos Santos e a conselheira federal da OAB/RS, Cléa Carpi.
HOMENAGENS
A II Conferência Estadual de Valorização da Mulher Advogada também ficou marcada por uma série de homenagens. A primeira mulher a comandar a OAB/RS, e atual conselheira federal, Cléa Carpi, foi aplaudida de pé por ser a primeira mulher indicada a receber a principal comenda da advocacia brasileira, a medalha Rui Barbosa. Ela receberá a distinção na 23ª edição da Conferência Nacional da Advocacia, em São Paulo. “É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma satisfação. Temos de seguir trabalhando e lutado para uma melhor condição do nosso Brasil”, comentou.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), Beatriz Peruffo, foi homenageada pelas colegas. Emocionada, e não contendo as lágrimas, ela agradeceu o envolvimento do Grupo de Trabalho e de sua equipe, bem como dos colaboradores da OAB/RS. Diversas advogadas também receberam certificados e reconhecimentos por participações em atividades envolvendo a Ordem gaúcha.
Uma das atrações da conferência foi o painel “Mulheres no Poder”. Falaram de suas trajetórias: Região Central (Santa Maria) – Ilvana Maldaner – Empresária, Diretora da Revista Interativa há 16 anos; Região da Serra (Canela) – Presidente da Subseção de Canela, Dra. Mariana Melara Reis; Região Planalto (Passo Fundo) - Zulmara Colussi, jornalista política; Região da Fronteira (Bagé) – Patricia Alves Marques da Silva, advogada; Região Fronteira II (Santana do Livramento) – Florencia De Leon Rivadavia, advogada; Região da Fronteira I (Uruguaiana) - Ana Maria Brongar – Conselheira Seccional de Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Uruguaiana; Região Costa Doce (Rio Grande) – Janaina Agostini Braido - Delegada da Policia Federal de Rio Grande; Região dos Vales (Santa Cruz do Sul) – Josiane Caleffi Estivalet – juíza da primeira Vara Cível de Santa Cruz do Sul; Região das Missões (Cruz Alta) – Macleine Frantz Machado, Major Comandante do posto médico da Guarnição de Cruz Alta; Região Grande Porto Alegre (Novo Hamburgo) – Maria Regina Wingert Abel, Presidente Subseção de Novo Hamburgo da OABRS.
28/09/2017 16:16h