Convênio entre OAB Vai à Escola e Secretaria Estadual de Educação é renovado
06/04/2011 18:21h
O projeto, lançado em 2009 pela Ordem gaúcha, além de atender a Região Metropolitana, está abrangendo o Interior do Estado. Em 2011, o programa terá uma versão ampliada, contando com a participação da Casa de Mediação
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com a coordenadora do projeto OAB Vai à Escola, conselheira seccional Carmelina Mazzardo, esteve, na tarde desta quarta-feira (06), com o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, para assinatura do convênio de permanência da iniciativa na rede estadual.
O Projeto OAB Vai à Escola, lançado em 2009 pela Ordem gaúcha, além de atender a Região Metropolitana, está abrangendo o Interior do Estado. Em 2011, o programa terá uma versão ampliada, contando com a participação da Casa de Mediação.
O termo celebrado entre a OAB/RS e a Secretária de Educação tem por objetivo oportunizar para a comunidade escolar o conhecimento e a discussão de temas de interesse social, além de incentivar a participação ativa dos indivíduos na sociedade.
Para Lamachia, “hoje é mais um dia marcante para a OAB/RS, pois esse convênio firma o compromisso da nossa instituição com a cidadania. O projeto realmente procura, da sua maneira, mudar um pouco a situação do nosso País e das nossas crianças. Acreditamos que, ao nos unirmos à educação, plantamos uma semente de cidadania que certamente germinará bons frutos”.
“Essa parceria com a Secretaria de Educação é muito importante para a continuidade do desenvolvimento deste trabalho, realizado por diversos colegas advogados que abdicam de estar em suas casas para levar noções de cidadania e tentar mudar um pouco a realidade das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Carmelina.
O membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Roque Reckziegel, destacou que “no programa estão engajadas as mais diversas comissões da Ordem gaúcha, com o objetivo de levar um pouco de formação, informação e prestar orientação aos alunos, pais e professores da comunidade escolar”.
“Estamos abrindo as portas da Secretaria de Educação e das nossas escolas para a OAB/RS, pois acreditamos que os resultados serão breves, afinal é um trabalho feito com dedicação, que incentiva a cultura dos direitos humanos, do respeito, da mediação, entre outras”, enfatizou Azevedo.
Casa de Mediação
A Casa de Mediação tem como objetivo oferecer atendimento gratuito para a solução de conflitos junto à comunidade e democratizar o acesso à Justiça. E, além de ser um projeto pioneiro no Brasil, no Rio Grande do Sul estará também ligada ao projeto OAB Vai à Escola.
O presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas, Ricardo Dornelles, explicou como funcionará a parceria. “A Casa de Mediação receberá, através das escolas visitadas pelo programa, a comunidade escolar com algum conflito, por exemplo, professores, diretores, alunos maiores de 18 anos, entre outros”, afirmou. Dornelles ressaltou que “com essa iniciativa, estamos aproximando a sociedade do diálogo”.
Compuseram também a mesa, além dos já citados, os procuradores Ernesto Toniolo e Alfredo Simon. Também participaram do evento integrantes de diversas comissões da OAB/RS.
06/04/2011 18:21h
