Em Garibaldi, Lamachia e Bertoluci reiteram compromissos institucionais da OAB
09/05/2014 04:19h
Além da palestra do vice-presidente nacional da OAB, que falou sobre o tema “Compromissos da OAB com a cidadania”, foram entregues as carteiras profissionais a novos advogados, foi instalada a Comissão do Jovem Advogado de Garibaldi e nomeada a delegada da CAA/RS da subseção.
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado pelo vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, esteve, nesta quinta-feira (08), na subseção de Garibaldi. Os dirigentes, que foram recebidos pela presidente da OAB local, Cláudia Brosina, falaram à advocacia local sobre os compromissos institucionais da entidade. Na oportunidade, também foram entregues as carteiras profissionais a novos advogados, foi instalada a Comissão do Jovem Advogado de Garibaldi e nomeada a delegada da CAA/RS da subseção.
Lamachia, que proferiu a palestra com o tema “Compromisso da OAB com a cidadania”, abordou as diversas ações da entidade que vão ao encontro dos anseios da população, como a rediscussão da dívida pública, a intervenção por melhorias nos serviços de telefonia, o caos na saúde, na segurança pública e no sistema penitenciário, entre outras. “A OAB, mais do que o seu compromisso corporativo para com a classe, possui um compromisso institucional para com a cidadania. A advocacia desempenha o papel de interlocutor dos interesses da sociedade, de agentes de transformação social, e por isso a participação da entidade em causas cidadãs é indissociável de nossa atuação”. O dirigente também mencionou os avanços que a Ordem gaúcha vivencia desde que a cultura do encontro se tornou um princípio da entidade. “Por meio do diálogo junto às demais instituições do Poder Judiciário, a OAB/RS obteve mais do que efetividade em diversas demandas corporativas - como as férias dos advogados -, conquistando o apoio destas instituições, que hoje atuam em parceria com a OAB. E assim, cumprimos mais uma das nossas atribuições, que é a de pugnar pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
Em sua manifestação, o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, reforçou a necessidade do constante acompanhamento das causas cidadãs, mas registrou que a entidade permanece atenta às demandas da advocacia e que não aceitará quaisquer retrocessos no campo profissional. “A advocacia é uma atividade que figura como condutora de temas da cidadania, e exatamente por esta razão, por exercemos um verdadeiro múnus público, é que mantemos fortalecida a nossa entidade”. Bertoluci também destacou a importância do compartilhamento de ações entre as subseções, seccional e o CFOAB. “As pautas conceituais da Ordem, como a justa remuneração honorária, o diálogo com as instituições em defesa das prerrogativas e a mobilização por um novo pacto federativo nos guiam com temperança e combatividade num projeto de comunhão de inteligências numa obra coletiva”.
A presidente da subseção de Garibaldi, Cláudia Brosina, ressaltou a transformação pela qual a Ordem gaúcha passou nos últimos anos, enfatizando os avanços tanto na área institucional, quanto na área corporativa. “Entre tantas ações que foram sendo desenvolvidas ao longo dos últimos sete anos, podemos destacar algumas das mais recentes, como o projeto das notas de expediente, as centenas de salas da OAB espalhadas por todo Estado, o papel social da instituição na área da saúde, das telefonias, das eleições limpas, e a correção da tabela de incidência do IRPF. Essa é a nossa OAB”.
ESA
O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS e conselheiro seccional, Rafael Canterji, deu boas vindas aos novos advogados e destacou a importância de manterem-se atualizados e em permanente aperfeiçoamento profissional. Canterji mencionou os telepresenciais, os cursos EaD - a nova modalidade de capacitação oferecida pela ESA, além dos cursos de idiomas e dos eventos promovidos em parceria com as Comissões da OAB, que abordam as mais variadas temáticas e áreas de atuação, e dos grupos de estudos. “É fundamental a busca incessante pelo aprimoramento profissional como forma de cumprimento da missão constitucional que possuímos, bem como pela constante valorização da classe”.
CAA/RS
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS, Rosane Ramos, falou sobre o Sistema OAB, onde a Ordem, CAA/RS, ESA, Coordenadoria das Subseções e Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI) atuam juntas pela Inclusão Digital no Interior do Estado. “Além dos 200 computadores adquiridos e entregues pela CAA/RS às subseções para que possam auxiliar a advocacia no que diz respeito ao processo eletrônico, também são promovidos treinamentos junto aos colaboradores das OABs, para que sejam multiplicadores de conhecimento do PJe.” Rosane também mencionou a campanha de vacinação promovida pela CAA/RS que deverá imunizar mais de 20 mil advogados e seus dependentes contra a Gripe A, e os inúmeros convênios e serviços disponibilizados pela entidade. “Já estamos na fase final de negociação com a Unimed para oferecer planos de saúde por adesão. Em breve, mais este benefício estará disponível para os advogados e seus dependentes.”
A dirigente também entregou, na oportunidade, a portaria de nomeação para a delegada da CAA/RS da subseção de Garibaldi, Carla Regina Brosina.
CEJA
O presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS e conselheiro seccional, Matheus Ayres Torres, destacou o fortalecimento da CEJA em todo o Estado desde a gestão de Claudio Lamachia na seccional gaúcha, oportunidade em que a Comissão era presidida pelo atual vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin. “A CEJA, mais do que acolher e integrar os novos advogados, tem como finalidade produzir o sentimento de segurança a esses profissionais que estão iniciando suas carreiras. É por meio desta comissão que os ingressantes poderão conhecer as ações da Ordem e se unir a essas tarefas”.
Torres entregou as portarias de nomeação à presidente da comissão, Janaina Cristina Battistelo Cignachi, e aos demais integrantes da CEJA Garibaldi. Foram empossados a vice-presidente, Camila Fontanive Leal; e os membros Anderson Altini Baldasso, Rodrigo Mânica, Bruno Debiasi Salvi e Kátia Colombo.
Presenças
Também estiveram presentes: o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o conselheiro seccional Olavo Caeron; o vice-prefeito de Garibaldi, Antonio Fachinelli; o prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva; os presidentes das subseções de Vacaria, Otto Junior Barreto; de Bento Gonçalves, Felipe Panizzi Possamai; de Encantado, Luciano Sandri; de Farroupilha, Luciano da Rocha Paesi; de Encruzilhada do Sul, Jeferson Rodrigues; de Candelária, Joel Pereira Nunes; e a vice-presidente de Caxias do Sul, Graziella Cardoso Vanin. Também compareceu o vereador de Garibaldi, Eldo Milani, e os presidentes das CEJAs de Veranópolis, Nova Prata, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
09/05/2014 04:19h
