I Seminário Internacional de Mediação inicia na sede da OAB/RS
09/11/2012 21:45h
O evento, que foi aberto na noite desta sexta-feira (09), segue ao longo deste sábado (10), no Auditório Guilherme Schültz Filho (Rua Washington Luiz, nº 1110 - 2º andar).
O I Seminário Internacional de Mediação iniciou, na noite desta sexta-feira (09), na sede da OAB/RS, com o tema "Mediação e Sustentabilidade das Relações Interpessoais". O evento segue ao longo deste sábado (10), no Auditório Guilherme Schültz Filho (Rua Washington Luiz, nº 1110 - 2º andar), no Centro de Porto Alegre.
Participaram da mesa de abertura o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; a secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral; o presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) da OABRS e coordenador da Casa de Mediação, Ricardo Dornelles, que também é membro dos Núcleos de Estudos sobre Mediação e Justiça Restaurativa da Ajuris; o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a representante da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Andreia Pavini; e o superintendente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, Gilberto Zeren.
Ao abrir o evento, Dornelles agradeceu a presença do público e destacou que o principal objetivo do encontro é trazer o panorama da mediação no Estado e também os avanços que estão sendo feitos na área. Salientou a importância dos diversos cursos já realizados sobre mediação, pois essa é uma área que ainda é nova para os advogados.
Em sua fala, Sulamita destacou a importância da OAB/RS em sediar um evento debatendo esse tema, e que a realização de um encontro como esse, demonstra como a mediação vem ganhando relevância. Também ressaltou que a utilização da nova prática muda as perspectivas da advocacia.
Em seguida, Lamachia lembrou que a Ordem gaúcha é pioneira na implantação da prática de mediação. Destacou que a sociedade não tem mais espaço para litigar, e sim, que devemos priorizar a nova prática. No final, agradeceu ao esforço que a Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas tem realizado nos últimos cinco anos.
Após as manifestações, Dornelles retomou a fala e fez uma breve apresentação do que foi realizado desde 2007, quando a CEMPR iniciou. Ele repassou todos os principais eventos e seminários realizados, com destaque para a inauguração da Casa de Mediação da OAB/RS, em março de 2011, projeto que foi pioneiro entre as seccionais do país. Logo após, apresentou os palestrantes da noite, e seus currículos.
O primeiro painel foi ministrado por Marta Echenique, que é psicóloga, filósofa, fundadora e diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano. Ela tratou sobre Mediação Empresarial e Negociação.
No encerramento, Mediação e Sustentabilidade foi o tema explanado por Rafael Mendonça, que é mestre em Hermenêutica e Principologia Constitucional (Univali) e mediador de conflitos (IMAB).
O evento, que é promovido pela CEMPR e pela Escola Superior de Advocacia, conta com o apoio da Ajuris.
Confira a programação deste sábado (10):
10/11 – 8h – Relatos de Mediação
10h15min – Mediação Familiar/AMARGS
Marilene Marodin – psicóloga, presidente do Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem para o Estado (INAMA-RS), e presidente da Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do Rio Grande do Sul (AMARGS).
14h – A Mediação na Perspectiva de Política Pública: a Experiência de Porto Alegre
Nelnie Lorenzoni – advogada, psicopedagoga, mediadora e representante da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre.
14h30min – Justiça Restaurativa e Mediação Penal
Ulf Cristian Eiras Nordenstahl (Argentina) – Especialista em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, formador de mediadores e coordenador do Centro de Assistência às Vítimas e do Centro de Mediação Penal do Ministério Público da Província de Buenos Aires.
17h30min – Encerramento
09/11/2012 21:45h