I Seminário Internacional de Mediação reúne grande público neste sábado (10)
10/11/2012 09:17h
O evento iniciou na sexta-feira (09), e teve como tema principal "Mediação e Sustentabilidade das Relações Interpessoais".
Sucesso de público, I Seminário Internacional de Mediação reuniu, na manhã deste sábado (10), os advogados no auditório da OAB/RS.
Fazendo a abertura dos trabalhos, o presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) da OABRS e coordenador da Casa de Mediação, Ricardo Dornelles, destacou que o evento teve por objetivo discutir como construir a mediação no RS e debater a atuação da mediação em diversos segmentos. "Precisamos estimular o diálogo entre as partes, a fim de que possam resolver os problemas de maneira pacífica e orientada, humanizando, assim, situações que iriam tornar-se um processo litigioso", afirmou.
O primeiro painel trouxe relatos de mediação, em que advogados e especialistas expuseram suas experiências com o instituto da mediação. Participaram dos debates os representantes das universidades, os professores Mauro Gaglietti, Thais Perini, Daniel Achutti e Edith Nepuceno.
Após, a segunda palestra da manhã foi apresentada pela psicóloga, presidente do Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem para o Estado e presidente da Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do Rio Grande do Sul, Marilene Marodin.
Marilene explanou aos presentes sobre "Mediação Familiar" e explicou sobre a criação da AMARGS. "Percebemos que já era tempo de termos uma associação que congregasse mediadores, árbitros e conciliadores em nosso Estado, pois estas práticas estão visíveis e em crescente implantação. Elas existem e há os profissionais que trabalham nesses procedimentos", analisou.
Dando continuidade aos trabalhos, a representante da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, Nelnie Lorenzoni analisou "A Mediação na perspectiva de política pública: a experiência de Porto Alegre".
Em sua fala, Nelnie explicou sobre o funcionamento da Casa de Mediação. "O local foi oficialmente inaugurado em março de 2011 e está localizado no Centro de Porto Alegre (Rua dos Andradas, nº 1261 – 9º andar)". E continuou: "Todas as pessoas que chegarem ao local passarão por atendimento prévio com a equipe multidisciplinar. Depois de verificadas as condições sócio-econômicas e jurídicas, essas pessoas serão encaminhadas para realizar os encontros com os mediadores".
Encerrando os debates, o especialista em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, formador de mediadores e coordenador do Centro de Assistência às Vítimas e do Centro de Mediação Penal do Ministério Público da Província de Buenos Aires, Ulf Cristian Eiras Nordenstahl, abordou com os presentes sobre a evolução da Justiça Restaurativa e Mediação Penal.
10/11/2012 09:17h