II Colégio de Presidentes: ESA apresenta novidades para aperfeiçoamento dos advogados do Estado
26/11/2010 14:49h
Durante os trabalhos do II Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS, na manhã desta sexta-feira (26), em Bento Gonçalves, um dos assuntos apresentados e discutidos pelos 105 dirigentes do Interior foi a expansão da Escola Superior de Advocacia.
Na ocasião, o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Alexandre Wunderlich, destacou o crescimento do braço cultural da OAB/RS. “Realizamos um trabalho de interiorização da Escola com os cursos telepresenciais, além do projeto da ESA Itinerante”, afirmou.
Em julho deste ano, a ESA adquiriu os direitos de transmissão dos cursos telepresenciais da AASP. Ao assumir o gerenciamento e o custo do sistema, a Escola da Ordem gaúcha terá autonomia na transmissão dos cursos telepresenciais, trazendo benefícios diretos às subseções que já possuem instalada a antena necessária, pois proporcionará geração de receita própria. Pela nova forma de parceria, o valor final das aulas pago pelos advogados será inferior ao que é praticado hoje com o convênio com a AASP, ademais de viabilizar que as subseções possam auferir receita própria por meio dos cursos. Segundo Wunderlich, os cursos telepresencias já abrangem 56 subseções, e objetiva chegar às 105 OABs do Interior no próximo ano.
O conselheiro da OAB/RS e diretor de cursos não-presenciais, Eduardo Barbosa, informou que a previsão de crescimento dos cursos telepresenciais é de 90%. “A ESA já transmitiu mais de 115 cursos telepresenciais, e pelas salas das subseções e da seccional já passaram mais de 5 mil alunos”.
Barbosa lembrou também que as subseções que ainda não possuem antena podem solicitá-la, para poderem transmitir os cursos telepresenciais via satélite: “As antenas, depois de solicitadas pela OAB do Interior, são instaladas em, no máximo, 10 dias úteis”.
Projeto de Educação Continuada
Wunderlich destacou aos presentes que foi criado pela Escola Superior de Advocacia um conselho pedagógico, composto por professores, doutores e especialistas em Processo Civil, Direito Administrativo, Direito Criminal, entre outros, que realizarão um projeto de educação continuada.
A iniciativa consiste em promover cursos de capacitação permanente para os advogados jovens na profissão e para os que já atuam há mais tempo. Esse projeto possibilita, entre outras coisas, a constante atualização profissional quanto à legislação e à jurisprudência.
Segundo o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a iniciativa da ESA serviu de exemplo para que o CFOAB, por meio da Escola Nacional de Advocacia, também adotasse o sistema de cursos telepresencias.
Durante a apresentação, além dos já citados, compuseram a mesa o vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Maciel; o presidente da subseção de Bento Gonçalves, Felipe Possamai; o vice-diretor da ESA, Artur Alvim; e a diretora de Comunicação e Informática, Rosângela Herzer.
26/11/2010 14:49h