Home / Noticias / 03.12.2020 16:15h

OAB/RS presente na posse do presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça

03/12/2020 16:15h

https://bit.ly/33HbxMn

A OAB/RS, representada pela secretária-geral adjunta da entidade, Fabiana da Cunha Barth, prestigiou a cerimônia de transmissão de cargo de presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça. A solenidade, realizada na tarde desta quinta-feira (3), teve na mesa o desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro empossou o atual presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Voltaire de Lima Morais. A opção por uma cerimônia online com lista reduzida de presenças foi para respeitar os cuidados sanitários para evitar o contágio de Coronavírus.

Em seu discurso de posse, o novo presidente resgatou a trajetória da magistratura brasileira em favor da democracia e da cidadania ao longo da história do país e ressaltou que o momento atual é de construção conjunta. “É hora de usarmos os insumos da fraternidade, da solidariedade e da união, que constroem pontes sólidas. Vamos incentivar a cultura da paz. Não da paz estática que nos imobiliza, e sim a cultura da paz dinâmica, que nos dá segurança e nos faz ir em frente descortinando novos horizontes onde predominem a harmonia, a maturidade e, acima de tudo, a crença em um melhor amanhã”, enfatizou.

Ainda prestigiaram a posse desembargadores, desembargadoras, presidentes e representantes de Tribunais de Justiça de outros estados, de tribunais gaúchos e também de entidades representativas da magistratura do Rio Grande do Sul.

Currículo de Voltaire de Lima Morais

O novo presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) eémestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ele ingressou no Ministério Público em 1980, atuou como promotor em comarcas no interior, região metropolitana e Porto Alegre. Também foi presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça e da Confederação Nacional do Ministério Público. Foi 2º vice-presidente do TJRS no biênio 2010-2012 e eleito para presidir a entidade no período 2020/2020.

03/12/2020 16:15h



Notícia anterior

I Conferência Estadual da Saúde abre espaço para um diálogo amplo e plural sobre Direito e saúde

03.12.2020
Próxima notícia

CEDUPU e ESA/RS lançam novo e-book sobre os desafios para o Brasil no Direito Urbanístico e Planejamento Urbano

03.12.2020

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp