Home / Noticias / 07.10.2009 15:10h

Ordem gaúcha participa de projeto contra a violência escolar

07/10/2009 15:10h

http://bit.ly/OXI6rk
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13

A coordenadora do OAB Vai à Escola, Carmelina Mazzardo, representou a entidade na manhã desta quarta-feira (07), em evento promovido pelo Memorial do Judiciário.

Designada pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, a coordenadora do projeto OAB Vai à Escola e presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, conselheira seccional Carmelina Mazzardo, participou do Encontro Sala de aula: espaço de violência sem vestígios, promovido pelo Memorial do Judiciário. O evento ocorreu no auditório do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (07). O encontro integrou o Projeto Formando Gerações.

O evento teve a participação de estudantes, educadores, profissionais da saúde, magistrados, representantes de entidades e membros da comunidade. Na ocasião, foram debatidas as questões da violência no âmbito escolar, o bullying e a exclusão no meio social e econômico, o preconceito racial e de outras diferenças físicas, como a obesidade, e familiares, como as crianças com pais separados.

Na abertura, o coordenador do Memorial do Judiciário, desembargador Donato João Sehnem, afirmou que a reunião integra de forma significativa movimentos que buscam nortear a luta contra a violência que se espalhou não apenas na sociedade, mas nos ambientes doméstico e escolar. “A violência não é um problema apenas da polícia ou do Judiciário, e sim da comunidade como um todo, sendo necessário o envolvimento de todas as forças disponíveis para o enfrentamento da questão”, ressaltou.

Logo após, os presentes, entre os quais alunos da Escola Estadual Paula Soares, assistiram ao curta “A peste da Janice”, baseado no conto homônimo do escritor Luís Augusto Fischer. A película, que se passa em um colégio particular, conta a história de Janice, filha da faxineira da escola que é discriminada pelas colegas. Depois do filme, os estudantes foram convidados a refletirem sobre a história

Convidada a se manifestar em nome da OAB/RS, Carmelina saudou a iniciativa do TJRS, parabenizando o Memorial do Judiciário pela abordagem do tema. A conselheira seccional também destacou a semelhança desta atividade com o projeto OAB Vai à Escola, realizado pela Ordem gaúcha, nas escolas estaduais e municipais de Porto Alegre e, em diversas cidades do interior do Estado.

“A sociedade organizada, representada pela OAB, Judiciário e entre outras, tem que participar das ações escolares, contribuindo para a formação dos jovens e da comunidade. No projeto OAB Vai à Escola palestramos, orientamos, levamos noções de cidadania, apresentamos os direitos e deveres na sociedade e, acima de tudo, aprendemos com as situações que se apresentam em cada escola e sua realidade própria”, declarou Carmelina. 

Participaram da discussão ainda, a juíza-corregedora Marcia Kern Papaleo, os professores Aloizio Pedersen e Isabel Kern Lopes, Fernando Lejderman, da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, e Miguel Abib Adad, do Comitê Estadual de Prevenção à Violência.

07/10/2009 15:10h



Notícia anterior

Dia da Criança: CAA/RS realiza campanha para arrecadação de brinquedos

07.10.2009
Próxima notícia

OAB/RS realiza palestra para discutir Protocolo de Kyoto e a proposta do Brasil em Copenhage

07.10.2009

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp