Presidente da Comissão do Jovem Advogado participa de debate sobre a Copa do Mundo de 2014
08/10/2009 09:34h
Representando a OAB/RS, Pedro Alfonsin falou das modificações que a legislação brasileira sofrerá até o ano da competição.
Quatro painéis e 13 palestrantes reuniram na última segunda-feira (05), em Porto Alegre, profissionais da área esportiva para debater quatro pautas do ramo: Direito, tecnologias, marketing e mídia.
O Sports Market teve como objetivo mostrar cases de sucesso dos palestrantes, assim como debater o futuro no ambiente de negócios do esporte no Brasil. Eduardo Antonini, coordenador-geral do Comitê RS Copa 2014, abriu o evento falando sobre as oportunidades que a realização da Copa do Mundo dará aos gaúchos no âmbito profissional.
No primeiro painel do dia, em que foi debatido o Direito e o Esporte, o advogado Marcelo Amoretty apresentou ao público um case abordando os Direitos de Formação de Jogadores.
Em seguida, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, Pedro Alfonsin, falou das modificações que a legislação brasileira sofrerá até 2014. “É mais um evento para fomentar o debate sobre as questões que envolvem o jovem advogado e as respectivas oportunidades que surgirão com o fato de o Brasil e, mais especificamente, Porto Alegre sediar uma Copa do Mundo”, afirmou.
Fechando a primeira parte do evento, André Moreira, diretor jurídico de Propriedade Intelectual do Grêmio, conversou com os congressistas sobre como gerar receita através da marca no esporte.
Carlos Presser Filho, diretor executivo da Footoob, deu seguimento aos painéis do dia com a pauta: “Novas tecnologias nos negócios dos esportes”, dando exemplos de modalidades como natação (macacões), futebol (acessórios de arbitragem) e atletismo (pista, roupas, tênis) que abriram seus leques de oportunidades no ramo do “business” esportivo.
Já Thiago Gonçalves, da Visiocore, apresentou o case Painel Digital no Beira-Rio. Encerrando os trabalhos da parte da manhã, o gerente de marketing do Botafogo (RJ), Josué Tissot, debateu o patrocínio esportivo no futebol e as suas diversas formas de exposições.
Na agenda da tarde, três dos principais nomes do marketing esportivo brasileiro passaram às centenas de profissionais presentes no local trabalhos de sucessos executados por eles. O foco do painel era a globalização do futebol e o papel do marketing na profissionalização dos clubes.
Amir Somoggi tratou da inserção do mercado brasileiro na globalização do mundial, mostrando a movimentação de dinheiro que as ligas esportivas dos EUA e da Europa movimentam com seus negócios. Ele defendeu a ideia dos clubes virarem empresas e, com isso, criar uma plataforma de consumo para gerar rendas que façam com que as agremiações tenham uma fonte de recursos independente dos resultados do time dentro do campo.
Logo após, Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, mostrou todo plano estratégico do clube gaúcho para as recentes vitórias coloradas. O outro palestrante do painel foi Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians (SP).
No quarto e último painel do evento, quatro jornalistas debateram com os palestrantes sobre a mídia no esporte. Christiane Mattos, do jornal Diário Gaúcho, Nando Gross, da Rádio Gaúcha, Alexandre Aliatti, correspondente do portal Globo.com, e Caco da Motta, editor da RBS TV, falaram sobre as funções jornalísticas em cada tipo de veículo, ética e relação entre a mídia e os patrocinadores.
Com informações do site Final Sports (Deivid Couto)
08/10/2009 09:34h