OAB/RS possui colaboradores capacitados em Libras
08/10/2009 10:13h
Entidade está buscando a acessibilidade universal para todo cidadão que visitar a nova sede da Ordem gaúcha.
Buscando a acessibilidade universal e a qualificação do atendimento a todo cidadão que visitar a nova sede da OAB/RS, a entidade comunica que possui colaboradores capacitados para prestar informações a pessoas com deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A secretária-geral adjunta da seccional, Maria Helena Dornelles, que também é representante da OAB/RS no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência desde setembro de 2008, considerou “a presença de colaboradores capacitados para atendimento de pessoas com necessidades especiais como importante para oferecer condições de igualdade entre os cidadãos”.
Recentemente, a funcionária da recepção do Gabinete da Presidência, Clara Luz, formou-se no Curso de Capacitação em Metodologia de Ensino e Libras no Contexto da Educação de Surdos e Educação Inclusiva. “É gratificante poder contribuir para a inserção social e o bom atendimento junto à pessoa com deficiência auditiva”, afirmou a colaboradora, que salientou: “A Libras é uma das línguas oficiais reconhecidas no Brasil, conforme a Lei 10.436/2002”, destacou.
Além de Clara, no departamento de Comunicação Social da entidade, a colaboradora Patrícia Nystrom, graduanda em Letras pela PUCRS, é igualmente habilitada em Libras.
OAB/RS engajada no tema
Em setembro, por solicitação da OAB/RS, o arquiteto Alexandre Guella Fernandes, voluntário do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, juntamente com Maria Helena, fez uma vistoria das adaptações a serem feitas na sede da entidade, a fim de garantir a acessibilidade universal do edifício em seu acabamento final.
Em julho, a Ordem gaúcha também sediou o II Encontro e II Etapa de Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência do RS. Na ocasião, Maria Helena destacou: “a Ordem gaúcha está plenamente engajada na luta pela garantia dos direitos humanos”.
08/10/2009 10:13h