Trânsito mata mais de mil jovens por dia no mundo
20/04/2007 08:07h
Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre os jovens com menos de 25 anos em todo o mundo, com mais de mil mortos por dia, o que fez com que a ONU decidisse dedicar sua primeira Semana Mundial de Segurança Viária a este grupo.
“A cada ano, cerca de 400 mil jovens com menos de 25 anos morrem em acidentes de trânsito nas estradas de todo o mundo, mas, enquanto nos países mais desenvolvidos os afetados costumam ser os motoristas, nos mais pobres são os pedestres”, disse o diretor de Prevenção de Ferimentos e Violência da Organização Mundial de Saúde (OMS), Etienne Krug, em entrevista coletiva concedida em Genebra.
Por causa da grande incidência dos acidentes em estradas entre os jovens, a ONU escolheu o lema “Juventude e Segurança Viária” para as discussões que ocorrerão entre 23 e 29 de abril no primeiro registro de uma semana mundial dedicada ao assunto.
Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre os jovens de 15 a 19 anos, a segunda nos segmentos de 10-14 e de 20-24 e estão entre as dez primeiras causas entre os menores de 25, na frente de afogamentos e tuberculose, segundo um relatório da OMS divulgado ontem.
Além disso, enquanto a juventude representa cerca de 10% da população mundial, os jovens correspondem a 27% das mortes em acidentes de trânsito.
O representante da ONU chamou a atenção para a necessidade de reduzir as taxas de álcool permitidas no sangue e aumentar as exigências na concessão de carteiras de habilitação. Essas medidas, segundo Krug, já seriam suficientes para reduzir o número de mortes de jovens no trânsito.
Fonte - Gazeta do Povo (PR).
20/04/2007 08:07h