Em posse da subseção de Cerro Largo, Lamachia reafirma o direito sagrado da advocacia à sustentação oral
21/07/2025 17:25h
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na segunda-feira (14), da posse solene da diretoria da subseção de Cerro Largo para o triênio 2025/2027. Na ocasião, a advogada Merice Gerhardt foi reconduzida à presidência da entidade. Junto a ela, compõem a diretoria os advogados Janete Flores Schoffen (vice-presidente), Leandro Godois (secretário-geral), Fabiano José Issler (secretário-geral adjunto) e Plinio Wagner (tesoureiro).
Em breve, confira as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.
Sustentação oral
Desde 2023, a Ordem gaúcha vem conduzindo de forma incisiva a campanha “Vídeo Gravado não é Sustentação Oral”, em defesa da garantia das advogadas e dos advogados em fazerem sua sustentação oral ao vivo (presencial ou telepresencialmente). A mobilização ganhou novo fôlego diante da recente proposta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) sobre a obrigatoriedade da sustentação oral presencial para os advogados com escritório profissional em Porto Alegre. Para a OAB/RS, a escolha sobre a forma do ato processual deve caber à parte, e a imposição do modelo presencial ignora o protagonismo da advocacia, além de ferir garantias constitucionais asseguradas à ampla defesa e ao devido processo legal.
“Qual é a nossa visão sobre os julgamentos presenciais ou virtuais? Que seja uma opção nossa, representando o nosso constituinte. Somos nós que deveríamos decidir se queremos fazer aquela sustentação oral ou aquela audiência de forma virtual ou presencial, porque nós é que sabemos do direito do nosso cliente. Nós é que sabemos o que está em jogo naquele processo. É para o cidadão que os Três Poderes deveriam existir. O cidadão deve estar no centro da tomada de decisões”, ressaltou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.
Representatividade e compromisso
Para a presidente reeleita, Merice Gerhardt, é uma grande responsabilidade assumir novamente a presidência da subseção, assim como é também um marco muito importante por ter sido a primeira mulher eleita em Cerro Largo. “É com grande alegria e emoção que tomamos posse hoje, sabendo da responsabilidade em assumir, pela terceira vez, a presidência dessa instituição que tem prestígio não apenas junto à advocacia que representa, mas também perante toda a sociedade. É com a mesma dedicação da primeira vez, com o olhar atento ao presente e o coração voltado ao futuro que seguimos trabalhando pelo fortalecimento da advocacia em nossa subseção. Seguiremos avançando a cada dia para fazermos a subseção de Cerro Largo uma instituição cada vez mais forte, mais integrada e mais presente. Esse é um momento histórico para mim por ser a primeira mulher eleita presidente da nossa subseção ao longo da sua existência, mas é também um marco coletivo, que reflete a maturidade institucional que temos buscado construir juntos. Uma OAB mais inclusiva, mais aberta, mais integrada”, afirmou.
Conselheiros empossados
Na ocasião, foram empossados os conselheiros da subseção de Cerro Largo para o triênio 2025/2027: Ana Carolina de Brum Lucas, André Luís Anschau Mielke, Cássio Renato Dalmaso Polanczyk, Eugênio Schoffen, Isabel Cristina Dotto, Jara de Oliveira Engers, Lorena Maria Klein Lazaroto, Maurício Adriano Hilbig, Michael Giordani, Rudinei Marczewski, Sabrina Fontoura Perim e Vanessa Nunes da Silva Mustafa.
Presenças
Também acompanharam a solenidade os ex-presidentes da subseção de Cerro Largo, Eugênio Schoffen e Nestor Inácio Scher e a presidente da subseção de Santo Ângelo, Luciana Claudete Meirelles Correa.
21/07/2025 17:25h